26 de setembro de 2026

PREFEITO BISPO INAUGUROU POLO DA SESAI NA ALDEIA PORTO LINDO

Na tarde de ontem (17/05), o prefeito de Japorã Vanderlei Bispo inaugurou oficialmente o Polo Base da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) na Aldeia Porto Lindo. A instalação do Polo dentro da Aldeia era um sonho antigo da comunidade indígena que começou a ser discutido no início do primeiro mandato do Prefeito Bispo, em 2013, com o apoio de vereadores, secretários e lideranças indígenas, que não desistiram e após 6 anos comemoram a conquista.

Essa luta vinha se arrastando há seis anos – a transferência do Polo da SESAI – do município de Iguatemi para dentro da Aldeia, passando a atender no próprio território indígena, os mais de cinco mil índios da comunidade. A mudança do polo da SESAI de Iguatemi para dentro da Aldeia foi uma luta iniciada pelo prefeito Vanderlei Bispo tão logo que tomou posse, ainda no primeiro mandato, contando com apoio das lideranças indígenas e políticas. Mas a resistência sempre foi grande, e segundo Bispo “inexplicável, porque os indígenas vivem na aldeia, e o atendimento pelos profissionais tem que acontecer tudo dentro da aldeia. Foi uma luta árdua, muitas viagens a Campo Grande, dezenas de reuniões, muita pressão, mas a vitória veio na tarde desta sexta-feira (17/05), onde o polo foi oficialmente instalado na aldeia, e será oferecido todo o suporte, como ambulância, investimentos no posto e vamos licitar um raio-x para o melhor atendimento dos profissionais junto aos indígenas”, disse Bispo.

Participaram do ato, o coordenador da Sesai Fernando Souza, o cacique Roberto Carlos, o Chefe do Polo Sesai Carlito, o presidente da Câmara Paulo Cesar Franjotti Franjotti, o assessor do Governo de MS José Gomes Goulart (Casé), os vereadores Adelina Amaurilio, Rogerio Dias, Joaquim Adiala, Carlos Salvador, os secretários Municipais Carlos Damaceno (Agricultura), João Indiana (Infraestrutura), Nivaldo Dias Lima (Educação), Veridiana Barbosa da Silva (Saúde), Daiane Vilharva (Assistência Social), João Bucioli De Souza (Administração), Marli Ferrari (Finanças), Milton Pereira (Esporte) e Luciana Bento (Controladoria), o assessor Especial Gabriel Klasmann, o assessor Marcelo Ally, representando o Senador Nelsinho Trad, além de servidores municipais, lideranças indígenas e representantes da sociedade.

Populares da Semana

No “invernico”, alerta é de baixa umidade e 11°C na região Sul de MS

A chegada de uma frente-fria na segunda-feira, que entrou...

Obra para a construção da ponte de concreto entre o P.A. Sul Bonito e Indaiá está em estágio avançado

A parceria construída pelo prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli...

53% dos sul-mato-grossenses desaprovam governo Lula

Por encomenda da Rede de Rádios Top FM, a quarta...

Campo de Futebol Suíço na Toca do Urso terá drenagem subterrânea

O campo de futebol suíço que está sendo construído...

Secretaria de Infraestrutura acompanha obra de drenagem e pavimentação em Jacareí

A Prefeitura de Japorã, por meio da Secretaria Municipal...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares