13 de setembro de 2026

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência

Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Hoje a legislação define prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias. Apesar dos argumentos das operadoras de que a fixação de períodos de carência proteja as operadoras contra eventuais abusos e fraudes do consumidor, Rose argumenta que essa regra não pode inviabilizar o atendimento de saúde em circunstâncias excepcionais e imprevisíveis, que exijam solução imediata.

O relator, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), considerou injustificável o plano de saúde não cobrir um problema de saúde que surja nas primeiras 24 horas do contrato e exija pronta intervenção médica.

“Retirar esse direito do usuário consumidor seria colocar em risco sua vida ou incolumidade física. Evidentemente, não se trata de permitir fraudes ao plano de saúde, que, no momento da contratação, poderá verificar se o potencial consumidor está em situação de urgência ou emergência previamente constituída”, explicou.

Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso da decisão da CAS, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Populares da Semana

Prefeitura de Iguatemi disponibilizará ônibus para transporte de estudantes para o ENEM

(Por: Anailton Batista – Assessor de comunicação). A prefeitura de...

Traficante de MS usa caixão e certidão de óbito para transportar R$ 4 milhões em cocaína

Suspeito chegou a apresentar certidão de óbito e autorização...

Maior esquema de lavagem de dinheiro do tráfico é descoberto na fronteira

A localidade do comércio pode não representar em nada...

Senado aprova reoneração gradual da folha a partir de 2025

Congresso manteve a regra vigente até o fim do...

‘Nasceram concursados’: filhotes em treinamento mostram habilidades em canil da PM

O BAC (Batalhão de Ações com Cães) da Polícia...

Motociclista morre em acidente e veículo pega fogo na BR-376 em Ivinhema

Um motociclista, identificado como Vanderlei Batista de Souza, morreu...

Edson Fachin nega pedido de Moraes para julgamento conjunto com Mendonça

Edson Fachin, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou...

Brics expressa preocupação com tensões no Oriente Médio

Os participantes da reunião de Cúpula do Brics, neste...

Mato Grosso do Sul forma 13 oficiais do Corpo de Bombeiros em Campo Grande

Na última quinta-feira (10), 13 novos oficiais do Corpo...

Riedel lidera com 48%. Adversários somam 37.80%

O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, entre os dias...

Artigos Relacionados

Categorias Populares