Evento internacional reforça aliança estratégica entre países sul-americanos e projeta desenvolvimento regional com protagonismo de MS
O Governo de Mato Grosso do Sul participou nesta quarta-feira (8), em San Salvador de Jujuy, na Argentina, da abertura do VII Foro dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, um dos principais espaços de articulação política e técnica da América do Sul voltados à integração regional.
Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, liderou a comitiva sul-mato-grossense no evento, acompanhado do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, da Coordenadora do Projeto Corredor Bioceânico de Capricórnio, Danniele Beatriz de Paiva e de prefeitos, autoridades e representantes do setor produtivo. A delegação integrou os debates ao lado de governadores da Argentina, Paraguai e Chile, além de organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A presença sul-mato-grossense reafirma o papel de Mato Grosso do Sul como elo estratégico entre o Brasil e os mercados do Pacífico, contribuindo diretamente para a consolidação de uma nova rota logística que liga o porto de Santos (SP) aos portos chilenos, atravessando o território sul-mato-grossense, o Chaco paraguaio e o norte argentino.
“A Rota Bioceânica de Capricórnio é a ligação do Atlântico ao Pacífico. É como se, ao cruzarmos as cordilheiras, divisássemos no Pacífico um mundo novo. E é exatamente essa história que, hoje, aqui em Jujuy, nós estamos construindo”, afirmou Barbosinha.

Segundo o vice-governador, o Corredor Bioceânico materializa uma virada de chave para regiões historicamente periféricas no mapa de investimentos. “Todos os nossos territórios são distantes dos governos centrais. Essa rota é uma resposta concreta à exclusão histórica que vivemos. Onde ela chega, a transformação acontece. É ponte sendo construída, é asfalto chegando, é sonho sendo viabilizado”, completou.
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou o papel de MS como articulador regional. “A ideia hoje é dar continuidade ao nível de governança que temos na Rota. Vamos debater principalmente a questão da alfândega, o desenvolvimento de pequenos negócios e a integração econômica. Queremos que o Corredor seja um eixo de desenvolvimento para toda a região”, pontuou.


