25 de setembro de 2026

Saúde indígena recebe novas ambulâncias com apoio de emenda de Geraldo Resende

A saúde indígena de Mato Grosso do Sul ganhou um reforço importante na sexta-feira (5) com a entrega de 28 veículos, sendo 21 ambulâncias e 7 caminhonetes, que vão atender comunidades indígenas e municípios do Estado. O investimento total foi de R$ 7,5 milhões, resultado da parceria entre o Governo do Estado, União e emendas parlamentares.
O deputado federal Geraldo Resende, que destinou recursos para a ação, destacou que a medida representa dignidade e mais qualidade no atendimento. “Essas ambulâncias significam salvar vidas e garantir que a saúde chegue até onde o cidadão precisa, especialmente nas aldeias”, afirmou.
O governador Eduardo Riedel ressaltou que a entrega faz parte de uma estratégia maior para modernizar a saúde pública em Mato Grosso do Sul. “Estamos entregando ambulâncias e caminhonetes, mas esses veículos fazem parte de um contexto maior para avançar em todo o Estado. Publicamos diretrizes da política de saúde, fortalecendo a regionalização e garantindo mais justiça e resultados práticos no atendimento. O cidadão não quer saber de onde vem a ambulância; ele quer que o serviço chegue até ele. Essa é a nossa prioridade”, disse.
Riedel também destacou a importância da integração entre governo federal, estadual, municípios e comunidades indígenas. “A soma de esforços gera resultados concretos. Estamos comprometidos em não deixar ninguém para trás, garantindo atenção às comunidades mais vulneráveis, incluindo nossos irmãos indígenas.”
As novas ambulâncias serão destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), atendendo polos-base em cidades como Amambai, Aquidauana, Dourados, Miranda, Sidrolândia, entre outras. Já as caminhonetes reforçarão o trabalho de combate a endemias e ações de vigilância em saúde.
De acordo com o Observatório da Cidadania, cerca de 86 mil indígenas, o equivalente a 90% da população indígena de Mato Grosso do Sul, serão beneficiados diretamente com os veículos entregues.
Com informações @geraldoresendems e @governoms

Populares da Semana

Deolane Bezerra afirma não ter medo de sair algemada de A Fazenda 14

Confirmada em "A Fazenda" 14, que estreia na próxima...

Senar/MS abre inscrições para o Programa Agrinho 2025

Escolas públicas e privadas podem fazer adesão até 31...

‘Só pena máxima vai honrar a memória dele’, diz mãe de Miguel, morto pelo pai em Campo Grande

Mesmo grávida de 9 meses, Thayelle Cristina Bogado, de...

De acidentes a homicídio, 12 pessoas perderam a vida no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Acidente com vários mortos marcou fim de semana no...

Mortos pelo Bope, primos eram procurados por execução com mais de 70 tiros

Os dois homens que morreram na quinta-feira (28) após...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

71 jovens alistados passam por comissão de seleção do Exército Brasileiro em Iguatemi

A Comissão do Exército Brasileiro realizou na segunda-feira 21...

Entre flores e calor extremo, MS sente a conta da crise climática

Calor de até 43°C e a consequência de décadas...

Futsal movimenta o Módulo Esportivo com três partidas pela 8ª rodada

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Adolescente ferido em ataque com 3 vítimas tem morte cerebral e doa órgãos

Conforme apurado pela reportagem, família autorizou a retirada do...

PM criou falso fugitivo para furtar droga apreendida em galpão, aponta MP

Denúncia traz nomes de 10 acusados de usar viatura...

Artigos Relacionados

Categorias Populares