26 de setembro de 2026

UFMS abre inscrições para vestibular 2026 com 3 novos cursos

Provas serão em dezembro; taxa custa R$ 100 e isenção pode ser pedida até 3 de outubro

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu, nesta segunda-feira (8), as inscrições para o Vestibular 2026 e para o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). O processo seletivo vai oferecer vagas em cursos presenciais e à distância, com provas marcadas para os dias 7 e 14 de dezembro, das 8h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul.

Entre as novidades estão três novas graduações: Relações Internacionais, Inteligência Artificial e Licenciatura em Ciências Sociais.

As inscrições devem ser feitas até 12 de novembro pelo portal da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pela aplicação das provas. A taxa custa R$ 100 e o pagamento pode ser feito até 13 de novembro. Estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único de Benefícios Federais), com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e ensino médio concluído em escola pública, podem pedir isenção até 3 de outubro. O resultado sai em 10 de outubro, com prazo de recurso até 13 de outubro.

A seleção será realizada nos formatos presencial e digital. No modelo presencial, as provas serão aplicadas em 11 cidades: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. No formato digital, os candidatos devem ter computador com câmera ligada durante toda a aplicação. Quem não possuir o equipamento pode solicitar atendimento especial para fazer a prova escrita em um dos polos da universidade.

As provas terão 60 questões objetivas de múltipla escolha, divididas em quatro áreas do conhecimento, além da redação. O tempo total de aplicação será de cinco horas. Para os inscritos na modalidade on-line, haverá período de treinamento entre 1º e 4 de dezembro, para adaptação à plataforma digital. O curso de Música exige ainda avaliação específica, realizada por meio do envio de vídeos com execução instrumental.

O edital prevê reserva de vagas para candidatos de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Há também possibilidade de inscrição como treineiro para alunos que ainda não concluíram o ensino médio. Em todos os casos, é obrigatório que o candidato leia o Manual do Candidato, disponível no portal da UFMS, onde constam os conteúdos programáticos, orientações sobre a redação e demais informações.

Além do vestibular, segue aberto o Passe, voltado para estudantes do ensino médio que participam de avaliações ao final de cada ano letivo. O desempenho nas três etapas define a classificação final no momento da escolha do curso. Essa modalidade permite que o candidato acompanhe seu desempenho ao longo da formação escolar.

A lista preliminar de candidatos inscritos será divulgada em 18 de novembro, no portal da Fapec. Já os gabaritos das provas objetivas serão publicados em 9 de dezembro. O resultado final está previsto para 16 de janeiro de 2026. O ingresso será válido apenas para o ano letivo de 2026, com matrícula até o limite das chamadas previstas no edital. Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Iniciada drenagem para mais sete quadras asfalto no bairro Vila Nova

#Semcos Serviço de drenagem é feito com recursos e mão...

Empresa paulistana leva licitação para pavimentação e drenagem em Aparecida do Taboado

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, a 457 km de...

Polícia libera dono de fazenda que abandonou mil bois

Pecuarista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e se...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares