26 de setembro de 2026

Após inverter MS e MT em mapa, IBGE cria comitê de qualidade e pede revisão de protocolos

O  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) criou o Comitê Técnico de Qualidade nesta quarta-feira (23), um dia após a repercussão de erros em mapas do instituto. A primeira tarefa do órgão será produzir um relatório sobre a inversão das siglas de  e Mato Grosso, que colocou parte da  Legal em MS.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, anunciou o novo Comitê em nota publicada nesta terça-feira (23), mas a portaria que cria o órgão só entra em vigor em 1° de agosto. O órgão recém-criado deve fazer uma avaliação de métodos, fluxos e procedimentos de qualidade do instituto.

Na mesma nota, Pochmann reconheceu o erro envolvendo MS e determinou a produção de relatórios contendo análise de protocolos de revisão, proposta de medidas corretivas e avaliação da necessidade de capacitação das equipes envolvidas na produção e revisão de mapas. Esta análise deve ser preparada pelo Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, no prazo de sete dias úteis.

A nota da presidência do IBGE também cita a ausência do estado do Acre na mapa da Amazônia Legal e a inversão entre as siglas do Paraná e Santa Catarina em outro material, publicado em junho deste ano. O instituto afirma que os erros são pontuais, mas tem potencial de impactar negativamente a credibilidade da instituição.

MS na Amazônia?

O mapa, produzido em 2024, estava publicado no site oficial do instituto. Porém, o material foi corrigido neste quarta-feira (23), após repercussão negativa. Além da confusão envolvendo o Centro-Oeste, o IBGE também se esqueceu da sigla do Acre, colocando apenas o nome da capital, Rio Branco.

Nas redes sociais, internautas reagiram ao mapa equivocado. “IBGE não conhece a geografia do próprio país?”, questionou uma usuária identificada como IaraGB. “Eu moro no MS, agora fiquei confusa. Vou pra onde?”, ironizou Elaine Vitalda, em uma rede social. “É inacreditável todo mundo confundir os dois Mato Grossos. São bem diferentes”, escreveu a internauta Fe Lima.

A Amazônia Legal, representada no mapa, abrange nove estados do país: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Ao todo, 773 municípios fazem parte desta área, com 5.014.107,875 km², o que corresponde a cerca de 58,924% do território brasileiro, segundo o IBGE.

O Jornal Midiamax solicitou esclarecimentos ao IBGE, mas ainda não recebeu resposta. O espaço segue aberto. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Ministra Tereza recebe prefeito eleito Thalles Tomazelli

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina,...

Região da mina 18 em Maceió afunda seis centímetros em 24 horas

A Defesa Civil de Maceió (Alagoas) informou, nessa quinta-feira (7) que...

Prefeitura de Iguatemi segue com o programa de recuperação de ruas e avenidas da cidade

A Prefeitura de Iguatemi continua com o programa de...

Recanto das Flores reinaugurou em Mundo Novo

Em Mundo Novo aconteceu a reinauguração do Recanto das...

Reforma da Capela Mortuária de Iguatemi está em fase final

Fonte-Kidão Ascom-IGT Obras de reforma da Capela Mortuária encontram-se em fase...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Brasileiro Feminino: Corinthians x São Paulo sustenta força paulista

A final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato...

Líder do PCC é preso na Bolívia e transferido para São Paulo

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Primeiro...

Artigos Relacionados

Categorias Populares