9 de agosto de 2026

Guaíra realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia em Combate ao Feminicídio

Na terça-feira, 22 de julho, o Município de Guaíra promoveu a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia em Combate ao Feminicídio. A ação reuniu comunidade, autoridades e representantes de instituições públicas e civis em uma mobilização simbólica inserida na campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.
A iniciativa marcou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado pela Lei nº 20.595/2021, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a violência letal contra mulheres e a necessidade de enfrentamento coletivo.
Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a mobilização contou com o apoio do Poder Legislativo, da Procuradoria da Mulher, da OAB Subseção Guaíra e das forças de segurança, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A caminhada teve início às 11h45 e percorreu as avenidas Coronel Otávio Tosta e Mate Laranjeira.
A secretária de Assistência Social, Lígia Lumi Tsukamoto Suga, destacou a importância da ação como instrumento de visibilidade e conscientização. O prefeito Gileade Osti destacou o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à prevenção, proteção e acolhimento de mulheres em situação de violência.
A presidente da OAB Guaíra, Lisiane de Campos, relembrou que a data homenageia a advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 22 de julho de 2018, em Guarapuava. O caso, que teve repercussão nacional e internacional, impulsionou o debate sobre o feminicídio e motivou a criação da lei estadual como forma de preservar a memória de Tatiane e de outras vítimas da violência de gênero no Paraná.
Cidadãos e cidadãs, servidores públicos, organizações da sociedade civil e representantes de instituições públicas e privadas participaram da caminhada. O ato reafirmou o compromisso coletivo com a erradicação do feminicídio e a defesa da vida das mulheres.
A Caminhada do Meio-Dia já integra o calendário do município como um momento de reflexão, resistência e mobilização social.

Populares da Semana

Carreta com pallets escondia quase 1,2 tonelada de maconha

Após a apreensão de uma carreta carregada com maconha...

Prefeitura de Amambai lançou a obra nº 148 e vai lançar mais 25

Em Amambai o prefeito Dr. Bandeira e o vice...

Prefeito Dr. Lídio conquista no Governo do MS, garantia de licitação de R$ 4 milhões para recuperação da MS-180

(Fonte: Anailton Batista) O prefeito de Iguatemi Lídio Ledesma viajou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares