26 de setembro de 2026

Município de Guaíra fortalece a cadeia leiteira com novo repasse de sementes e insumos para produtores locais

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Agropecuária da SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou, recentemente, o repasse de sementes de aveia para 26 produtores de leite inscritos no Programa de Incentivo à Bacia Leiteira. A ação integra uma série de medidas que visam fomentar o segmento leiteiro local, e reconhece o potencial produtivo do município e sua vocação histórica para a pecuária leiteira.
Durante décadas, Guaíra foi referência regional na produção de leite. No entanto, nos últimos anos, o setor enfrentou um período de retração, com a desistência de alguns produtores. Ciente da importância econômica e social desta cadeia produtiva, o Município investe no implemento de ações concretas para reverter esse cenário. O solo fértil, a qualidade da água e a capacidade de produção de alimentos para o gado são fatores naturais que reforçam a convicção da Administração Municipal no sucesso da revitalização do segmento.
Nesta etapa, foram adquiridos 20 mil quilos de sementes de aveia, cuja distribuição foi feita de forma proporcional, em consideração a área de cultivo e o tamanho do rebanho de cada produtor beneficiado. A cultura da aveia é estratégica para o período de outono-inverno, e garante uma forragem de qualidade e contribui para a manutenção da produção de leite durante as épocas mais críticas do ano.
Além da semente, o Município de Guaíra disponibilizou, dentro do mesmo programa, doses de sêmen bovino das raças Angus, Holandês Puro de Origem (PB) e Jersey, além de nitrogênio líquido para a adequada conservação do material genético. Esses insumos estão são repassados aos produtores via incentivo, conforme os critérios estabelecidos no Decreto Municipal nº 359/2025.
DICSI: Texto e Revisão: Cintia Marques / Foto: Lindomar Vantelino

Populares da Semana

Homem morre ao ser atingido por tiros de fuzil durante abordagem na região de fronteira

Ederson Krebs Vieira, de 23 anos, morreu atingido por...

Jovem marca encontro, é estuprada e idosa a socorre em Campo Grande

Uma jovem de 25 anos foi socorrida e levada...

Lei de Diretriz Orçamentária para 2025 é sancionada com receita estimada de R$ 26,4 bilhões

O governador Eduardo Riedel sancionou a Lei de Diretriz...

Iguatemi é um verdadeiro canteiro de obras com rede de drenagem, recapeamento e pavimentação asfáltica no perímetro urbano

Os municípios costumam enfrentar grandes desafios. A administração municipal...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares