8 de maio de 2026

Vice do Lindeiros expõe preocupação sobre demarcações indígenas em reunião do POD

Em reunião do Conselho de Assuntos Estratégicos (Consad) do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Guaíra, Gileade Osti, explanou sobre a situação fundiária que envolve os municípios de Guaíra e Terra Roxa, diante da intenção da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de demarcar aproximadamente 15% do território de Guaíra e 18% do território de Terra Roxa como áreas indígenas.

Osti abordou os impactos econômicos, sociais e ambientais que essa proposta pode gerar, destacando a insegurança jurídica, a dificuldade na atração de investimentos e os riscos fitossanitários. Também foram levantadas preocupações com a segurança pública e a soberania nacional, especialmente por se tratarem de municípios localizados em área de fronteira.

A reunião também tratou da Ação Cível Originária (ACO) 3555, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação busca a aquisição de áreas na região oeste do Paraná, como forma de reparação histórica às comunidades Ava-Guarani.

Osti explicou que o município de Guaíra ajuizou ação que resultou na anulação do procedimento demarcatório, atualmente sob análise no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Também foi debatida a relevância da tese do Marco Temporal como parâmetro jurídico para a definição de terras indígenas, sendo defendido pelo vice-presidente do Conselho dos Lindeiros como essencial para garantir segurança jurídica e o desenvolvimento sustentável, sem prejuízo dos direitos das comunidades tradicionais.

Por fim, Osti defendeu a construção de uma solução equilibrada, que respeite o desenvolvimento sustentável dos municípios e da população, por meio do diálogo, da responsabilidade institucional e da participação dos entes da Federação, entidades civis e setores produtivos. Fonte: lindeiros.org

Populares da Semana

Governador Reinaldo Visita presidente da Assembléia Legislativa

acompanhado do secretário de Fazenda de MS, Felipe Mattos,...

Mundo Novo deve dobrar produção de frango com instalação de mais 28 aviários da Bello Alimentos no município

#Semcos Dezesseis já funcionam, com quatro produtores Na última semana, o...

Governo de MS investe R$ 236,8 milhões na restauração de rodovias que ligam Tacuru e Eldorado

Mais segurança para quem trafega, redução dos custos logísticos,...

Bandidos compram maçarico e rádio comunicador para assalto a lotérica

Quatro bandidos foram presos durante a madrugada desta quarta-feira...

Guaíra – Sorteio final da ACIAG entrega um barco e um carro zero quilometro

Carlos Ferle e Carla Cristiana Vogt, clientes dos Supermercados...

Artigos Relacionados

Categorias Populares