10 de agosto de 2026

PL de Paulo Corrêa que permite quitação de IPVA e licenciamento durante blitz é aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (2) o projeto de lei do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que permite a regularização de débitos de veículos durante blitz de trânsito. A proposta ainda passará por uma segunda rodada de votação em plenário, antes de seguir para sanção do governador Eduardo Riedel.

A proposta tem como objetivo principal evitar que veículos com pendências financeiras de IPVA e Licenciamento sejam apreendidos e levados ao pátio do Detran, onde os proprietários acabam acumulando mais dívidas com diárias e taxas de remoção.

“O contribuinte merece a oportunidade de regularizar a situação de forma imediata, sem que o veículo seja apreendido e acumule mais dívidas. A remoção ao pátio do Detran gera encargos financeiros que muitas vezes acabam sendo impagáveis, resultando na perda definitiva do veículo”, explica Paulo Corrêa.

De acordo com o projeto, o proprietário ou condutor de veículo automotor poderá, quando abordado em operações de fiscalização, quitar os débitos pendentes por meio de sistemas bancários eletrônicos. A medida se aplicará exclusivamente nos casos em que a única irregularidade constatada seja a falta de pagamento dessas taxas.

O projeto de lei estabelece que é de responsabilidade do condutor ou proprietário a emissão das guias e a comprovação do efetivo pagamento no momento da abordagem. O veículo só será liberado após a confirmação dos pagamentos e o cumprimento de todas as exigências legais aplicáveis.

Proteção ao cidadão

“Essa é uma iniciativa que protege o cidadão, facilita a regularização de pendências e evita o acúmulo de dívidas desnecessárias. É bom para o poder público, que arrecada, e é bom para o condutor, que evita mais prejuízos e transtornos”, pontua Paulo Corrêa.

A proposta prevê ainda que o Poder Público poderá disponibilizar dispositivos ou equipamentos que permitam a realização dos pagamentos no ato da abordagem, desde que haja disponibilidade técnica no local e momento da fiscalização.

Vale ressaltar que a regularização dos débitos apenas impede a remoção do veículo, não afastando as demais penalidades previstas na legislação de trânsito vigente, como multas e pontos na carteira de habilitação. A proposta em questão não se aplica a veículos envolvidos em ilícitos penais ou com pendências judiciais, situações em que a remoção permanece obrigatória.

Populares da Semana

Cidade Empreendedora é tema de reunião entre Prefeitura de Naviraí, Associação Comercial e Sebrae-MS

Estratégias de parceria para execução do programa Cidade Empreendedora...

Agência vota prorrogação de contrato para CCR continuar operando a BR-163

Este é o 4° termo a ser firmado pela...

Crise hídrica pode impactar a informação e o PIB do Estado

Na semana passada, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM)...

Equipes de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da...

Governo de Mundo Novo avança na criação do programa “Jovens para o Futuro”

#MundoNovo Na última terça-feira, dia (14),o Governo de Mundo Novo,...

Agosto Lilás: Guaíra promove ação especial pelos 20 anos da Lei Maria da Penha

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Senador Nelsinho Trad diz que desistiu da candidatura para não rachar o grupo político

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirmou, em entrevista à...

Governo de Mundo Novo promove reunião de alinhamento entre Executivo e Legislativo

#mundonovo Encontro reuniu prefeita, vice-prefeito, presidente da Câmara, vereadores e...

Copasul investe R$ 1 bilhão em indústria de processamento de soja entre Naviraí e Juti

Maior investimento da história da cooperativa, empreendimento às margens...

Semana da Regularização do MEI em Itaquiraí

De 24 a 28 de agosto, a Sala do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares