9 de agosto de 2026

Abril começa com massa de ar polar curta, mas prepare-se: vem mais frio por aí

Previsões do Cemtec e Climatempo indicam que temperaturas baixas em MS serão causadas por 3 massas de ar frio

O mês de abril começa com mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul, com uma frente fria curta, que durará de dois a três dias, acompanhada de chuvas intensas e queda nas temperaturas, segundo previsões do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Além disso, estão previstas mais duas massas de ar frio que irão influenciar as temperaturas no Estado ao longo do mês, de acordo com o Climatempo.

De acordo com o Cemtec, entre segunda-feira (31) e terça-feira (1º), o tempo ficará instável, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Em alguns pontos, podem ocorrer tempestades com raios e rajadas de vento. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 mm em 24 horas, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado.

Essas instabilidades são causadas pelo intenso transporte de calor e umidade, somado ao avanço da frente fria e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Com isso, as temperaturas tendem a cair, variando entre 17°C e 20°C nas regiões sudoeste e pantaneira.

Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 26°C e 28°C. Segundo o órgão meteorológico, os ventos também serão fortes, variando entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas acima desse valor.

Entre quarta-feira (2) e quinta-feira (3), a alta pós-frontal trará tempo mais estável, com sol e variação de nebulosidade. No entanto, pancadas isoladas e tempestades pontuais ainda podem ocorrer. As temperaturas voltarão a subir gradativamente, com máximas entre 27°C e 32°C nas regiões sul e sudeste.

A previsão do Cemtec aponta que os acumulados de chuva entre 31 de março e 15 de abril podem variar entre 60 mm e 200 mm, principalmente nas regiões central e sudoeste do Estado.

Três massas de ar frio – Segundo o Climatempo, abril será marcado pela chegada das primeiras massas de ar frio ao interior do Brasil. No entanto, esses períodos mais frios serão curtos, durando entre três e quatro dias, antes do retorno do calor.

De acordo com o site de meteorologia, a 1ª massa de ar frio irá avançar nesta semana, na virada de março para abril, em MS e irá trazer queda temporária na temperatura e chuvas intensas.

A 2ª massa de ar frio, entre  5 a 9 de abril, será intensidade fraca a moderada, provocando leve resfriamento na fronteira de MS com o Paraguai. Enquanto a 3ª massa de ar frio, prevista de ocorrer de 12 a 16 de abril, será moderada a forte, atingindo principalmente o centro-oeste e o sul do Estado.

Com a chegada dessa terceira frente fria, há possibilidade de novas mínimas históricas em Campo Grande e outras capitais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Até o momento, o recorde de 2025 na capital sul-mato-grossense foi de 18,4°C, registrado em 1º de fevereiro. Fonte: Campo Grande  News

Populares da Semana

Jovem é socorrida machucada e em choque após ser estuprada em Campo Grande

Uma jovem, de 18 anos, foi socorrida bastante machucada...

Itaquiraí terá moderno complexo esportivo e educacional

A Prefeitura de Itaquiraí está investindo aproximadamente R$ 3...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do...

Vereador Kaudi Filho quer encontro com diretor-presidente da Energisa para explicações

O vice-presidente do Legislativo, Kaudi Filho, esteve reunido na...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares