No próximo dia 05 de fevereiro todos os alunos da rede regular de ensino (Ensino Obrigatório), voltam as salas de aulas, nas 25 Unidades Escolares, entre CMEIS e Escolas. Obras de manutenções dos prédios escolares estão a todo vapor, bem como a organização pedagógica, onde as professoras vivem o momento de anseio para conhecer os alunos que farão parte das turmas 2025.
Segundo a Secretária de Educação, Marleide Belegante, as Escolas Mario Calmon e Rita Ana de Cássia estão na fase final da reforma geral e a escola Irmã Maria Leonia terá muro novo. “todas as unidades escolares receberam algum tipo de benfeitoria nesse período de férias e a Secretaria também adquiriu novos brinquedos pedagógicos para CMEIS e Educação Infantil”, ressaltou a secretaria.
Os profissionais que compõem a comunidade escolar , motoristas, atendentes, professores, merendeiras, serviços gerais, secretários escolares, coordenadores, diretores, educadores de apoio, mediadores participaram da Semana Pedagógica nos dias 03 e 04 de fevereiro, onde participarão de palestras motivacionais e oficinas de formação, para iniciarem o ano letivo com o pé direito.
As aulas do ensino integral nas escolas Amália Flores, Ana Maria Roggia, Almirante Tamandaré, Irmã Maria Leonia, Áurea Benck, Mário Calmon, Tancredo Neves e Arthur Costa & Silva iniciarão suas atividades no dia 17 de fevereiro. O ensino em tempo Integral no Município de Guaíra, estipula alguns critérios como a capacidade do local, alunos que recebem bolsa família, ou em situação de vulnerabilidade também conforme a organização da própria escola. A secretária enfatiza, que ainda no Município a Educação não consegue atender a todos os alunos em período integral, e que tem sido implantado aos poucos nas unidades escolares. “ São oito unidades escolares que voltam aa tender em período integral no dia 17/02. Não são todas que oferecem esse atendimento. No sistema integral, as crianças tem acesso ao ensino regular em um período e no outro eles tem aula de reforço escolar, artesanato, informática, canto, circo, dança, sopro, fanfarra e teatro. A Escola Mario Calmon, por exemplo, é a única das oito que oferece almoço, as demais, as crianças vão almoçar em casa e voltam no contraturno. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais, a oferta do ensino integral nas escolas do Município. ”
Vale ressaltar, que todos os alunos das escolas municipais recebem gratuitamente uniforme e material escolar. E ai papais, mamães, ou responsáveis, como está o clima de volta as aulas ai na sua casa? Conta para ao Município de Guaíra nos comentários, quais são as expectativas das crianças.

