7 de maio de 2026

Guaíra – Reinauguração da Escola Municipal Almirante Tamandaré é marcada por história, homenagens e celebração

Na noite de quinta-feira, 12 de dezembro, o Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), celebrou a reinauguração da Escola Municipal Almirante Tamandaré.
O evento contou com uma programação especial que destacou a trajetória e as melhorias realizadas no prédio escolar e proporcionou um momento de grande emoção para alunos, professores, funcionários e autoridades presentes.
Compuseram a mesa de honra o Prefeito, o Vice-Prefeito e Prefeito Eleito, a Secretária de Educação, o Presidente da Câmara, e o Delegado Fluvial de Guaíra, Capitão de Corveta Reis, entre outros convidados ilustres.
O momento solene incluiu o arreamento das bandeiras, com a participação de representantes da Marinha de Guaíra, enquanto o público entoava o Hino Nacional Brasileiro.
Instalada desde 1968, a Escola Almirante Tamandaré passou por diversas transformações ao longo das décadas. Inicialmente, funcionava como uma escola estadual junto ao Colégio Jaime Rodrigues. Em 1992, tornou-se uma escola municipal, e, em 2000, recebeu sua primeira estrutura independente.
Desde então, a unidade passou por diversas ampliações e reformas para atender à crescente demanda por vagas na educação infantil e no ensino fundamental. A reinauguração atual representa a conclusão de um esforço coletivo para resolver problemas estruturais e criar um ambiente mais acolhedor e funcional.
A reinauguração coincidiu com as celebrações do Dia do Marinheiro, em homenagem ao patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, nascido em 13 de dezembro de 1807. O busto reformado do patrono foi apresentado na cerimônia, uma conexão histórica e cultural da escola com seu nome.
Um momento de destaque foi a homenagem à professora Anatália do Rosário Andreguetti, que se aposentou após 12 anos de dedicação à escola. Anatália foi enaltecida por sua contribuição significativa como professora, coordenadora pedagógica e diretora.
As apresentações dos alunos do ensino integral em oficinas de circo, dança e flauta emocionaram o público e evidenciou o talento e a dedicação das crianças e professores. A diretora destacou a palavra “gratidão”, e agradeceu a todos que contribuíram para tornar a reforma e a celebração possíveis.
O evento foi concluído com o tradicional corte da fita, realizado pelas autoridades presentes, e o descerramento da placa de reinauguração. O Vice-prefeito e Prefeito Eleito destacou, em sua fala, os planos para a construção de uma nova escola com quadra esportiva, salas tecnológicas e salas para aulas de oficinas culturais. Também reforçou o compromisso com a educação em Guaíra.
Para sanar dúvidas ou outros assuntos relacionados a pasta da Educação do Município de Guaíra, entre em contato com a Diretoria de Educação, no telefone (44) 3642–9924, ou se dirigir até o Centro Educacional Amauri Lopes, localizado na Rua Rui Barbosa, n.º 455 (próximo à ACIAG — Associação Comercial e Empresarial de Guaíra.
DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Clima é favorável para safra de soja em Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Dezembro começou com acumulados significativos de...

Educação de Mundo Novo constrói sala no Cei Elmo Jorge e realiza melhorias no local e na Escola Carlos Chagas

#Semcos Pintura, forro no refeitório, tapetes antiderrapante, novas portas e...

Prefeitura de Iguatemi entrega kit de uniformes aos servidores da Educação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal...

Foragido é preso com R$ 245 mil em cocaína sob lataria de veículo em Amambai

Um foragido, de 49 anos, foi preso nesta segunda-feira...

Departamento de Cultura de Mundo Novo anunciou atração natalina ‘Oficina do Papai Noel’ neste domingo (22)

#Semcos Espetáculo com a Carreta Itinerante acontecerá na Praça Oscar...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares