1 de novembro de 2026

Polícia cria núcleo para “seguir o dinheiro” do crime organizado

Estado aderiu à Rede Nacional de Recuperação de Ativos e terá time especializado

A DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil) criou um grupo especializado para “seguir o dinheiro” de criminosos. Portaria publicada hoje (7) no Diário Oficial traz as regras para a atuação do Nurat (Núcleo de Recuperação de Ativos). Também foi publicada a designação do titular da DHPP (Departamento Especializado em Repressão aos Crimes de Homicídios e Proteção à Pessoa), Carlos Delano de Souza, para o novo serviço especializado. Não foi nomeado substituto dele na delegacia.

Conforme a portaria que cria o Nurat, assinada pelo delegado-geral, Lupércio Degerone, o serviço vai seguir a linha do Recupera, rede nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O trabalho principal é a “a identificação, localização, apreensão, administração e destinação de ativos relacionados à prática de infração penal”.

O núcleo da DGPC acompanhará as investigações para recuperação de ativos do crime organizado, dar apoio às investigações em andamento, reunir informações para centralização pelo ministério, buscar qualificação para os agentes policiais.

Também caberá ao Nurat atuar em caso de bens e valores apreendidos. A Lei de Drogas, por exemplo, prevê o perdimento de bens apreendidos antes mesmo de julgamento definitivo de ações. O núcleo irá “acompanhar, representar, sanear e opinar acerca da destinação de bens” que estiverem sob responsabilidade Polícia Civil do Mato Grosso do Sul ou quando for acionada por outras instâncias do serviço público. Também irá participar de comissão para avaliação e alienação de bens utilizados pelo tráfico apreendidos ou que a Justiça determinou o perdimento.

O Nurat será diretamente ligado ao gabinete da DGPC. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Nota de esclarecimento: Prefeito Dr. Bandeira informa que não assumirá cargo no Governo do Estado de MS

Como forma de esclarecimento à população de Amambai, eu,...

Evaldo e Pinduca participam do Congresso de Municípios

Os vereadores mundonovenses Evaldo Carlos, vice-prefeito eleito e Jeferson...

Antes e depois da UBS Osvaldo Turquino

Uma transformação que mostra o cuidado com a saúde...

Mesmo com a pandemia, MS exportou R$ 3,188 bilhões a mais no ano passado

Mesmo com a pandemia, Mato Grosso do Sul fechou...

Em MS, 36 municípios atingem meta nacional de 90% de cobertura de esgoto

Mato Grosso do Sul tem 36 municípios com cobertura...

Após acidente, motorista abandona Fiorino carregada com 500 kg de maconha

Após se envolver em um acidente com motocicleta, o...

Descartada por Flávio Bolsonaro, Tereza Cristina não terá votos de Reinaldo e Capitão Contar

Descartada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), a senadora Tereza...

Aldeias Guarani Kaiowá vão receber proteção da Força Nacional

Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional – A...

Lula manda 3 ministros a MS após denúncias de violência contra indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou...

Artigos Relacionados

Categorias Populares