15 de setembro de 2026

Infovia Digital leva internet gratuita e vídeo monitoramento a três praças de Naviraí

Naviraí está recebendo um importante avanço em infraestrutura urbana com a instalação de wi-fi gratuito e vídeo monitoramento em três de suas praças: a Praça Euclides Fabris, a Praça Sakae Kamitani e a Praça do Skate. Essa iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio do programa Infovia Digital, visa proporcionar acesso à internet de alta velocidade e aumentar a segurança pública no Mato Grosso do Sul.

A Infovia Digital conta com uma rede de fibra óptica que se estende por mais de 7 mil quilômetros e abrange os 79 municípios do estado, se destacando como uma ferramenta essencial para promover a conectividade e a inovação.

Em Naviraí, totens com câmera e os equipamentos para a conexão de wi-fi gratuito começaram a ser instalados na manhã desta terça-feira (05/11). O mesmo vai ocorrer na Praça Euclides Fabris (a Praça Central) e na Praça Sakae Kamitani (na Avenida Campo Grande). Em cada praça será possível até 350 conexões simultâneas por meio do wi-fi gratuito.

As câmeras, de 180 graus e alcance de até 150 metros, estarão integradas ao Centro de Controle e Monitoramento (CCM), localizado no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) em Campo Grande, auxiliando as forças de segurança — Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, enfatizou a importância da Infovia Digital para as três praças, destacando que a iniciativa trará mais agilidade nas ações das forças de segurança e promoverá uma integração eficaz de tecnologias de ponta, com internet gratuita.

A parceria público-privada Infovia Digital conta com a contrapartida social que será oferecida por meio do acesso à conexão Wi-fi disponível aos cidadãos que frequentam as praças públicas. A previsão da implantação da Infovia Digital nos 79 municípios do Estado é de que seja concluída até dezembro de 2024.

Equipamentos para conexão de wi-fi gratuito sendo instalados em praças de Naviraí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Populares da Semana

Ministra Tereza Cristina destina R$ 573 mil para patrulha mecanizada em Eldorado

Em Eldorado a gestão do prefeito Aguinaldo dos Santos-Léo...

Venha fazer parte da Semana de Adoção, Especial de Natal em Guaíra

O Município de Guaíra, por meio do Centro de...

Valdemar recebe Azambuja e Riedel em março para alinhar campanha eleitoral

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, receberá,...

Novo coordenador da bancada federal, Vander definirá com Riedel prioridades de MS a Lula

O novo coordenador da bancada federal de Mato Grosso do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares