9 de agosto de 2026

Prefeito Heraldo é premiado “Gestor Público Paraná 2024

O Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, foi homenageado com o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2024 . A honraria foi concedida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) em uma conferência realizada no dia 11 de outubro de 2024, em Curitiba. A premiação é alusiva aos resultados alcançados com o Projeto Sonho de Mãe, uma iniciativa voltada para a inclusão e o desenvolvimento educacional de crianças com necessidades especiais no município.

O certificado simboliza o destaque de Guaíra entre as iniciativas que promovem a melhoria contínua da gestão pública.

O Projeto Sonho de Mãe:

O Projeto Sonho de Mãe é uma iniciativa educacional inclusiva do município, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Diretoria de Educação Especial. O projeto faz parte das ações desenvolvidas pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) , uma instituição que atende mais de 400 crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento, autismo e transtornos específicos.

Com uma abordagem multidisciplinar, o CMAEE oferece suporte pedagógico, avaliações psicopedagógicas e serviços especializados, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e psicopedagogia. Essas aulas são realizadas por meio de escritórios, formações e atendimentos individuais, ação que promove o desenvolvimento integral e a inclusão dessas crianças na sociedade.

Impacto do Projeto:

As ações do Sonho de Mãe se destacam pela abrangência e impacto positivo. Entre os serviços oferecidos estão:

Sala de Estimulação da Educação Infantil (SEEI) , que já atendeu mais de 150 alunos, focada na estimulação precoce para crianças em risco ou com atrasos no desenvolvimento.

Sala de Estimulação Transtorno Espectro Autista (SETEA) , que beneficia mais de 70 alunos e oferece intervenções que promove o desenvolvimento global e a inclusão social de crianças autistas.

Oficinas de expressão criativa – SONHARTE , que ajudam mais de 50 crianças a desenvolverem a inteligência emocional e habilidades sociais.

Oficina de Comunicação e Fala , com atendimento a 70 crianças, ação de evolução no desenvolvimento da linguagem e das habilidades comunicativas.

Escola de Pais , espaço dedicado ao apoio emocional e compartilhamento de experiências entre familiares de crianças com dificuldades de aprendizagem ou transtornos.

Conexão Pedagógica , voltada para professores e coordenadores escolares, com o objetivo de promover a troca de recursos pedagógicos e apoio emocional.

Projeto Sou Capaz – Reforço Inclusivo Especializado , que atende 125 alunos com suporte educacional específico.

Projeto Libras Kids , que ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para crianças não surdas, trabalho na inclusão e a convivência solidária no ambiente escolar.

Compromisso com a Inclusão:

O Projeto Sonho de Mãe do Município de Guaíra avança com uma educação inclusiva e de qualidade, para que cada criança tenha as ferramentas possíveis para superar desafios e alcançar seu pleno potencial.

O Prefeito Heraldo Trento destaca que: “Esse reconhecimento é um reflexo do esforço de toda a equipe envolvida no projeto. A inclusão educacional é uma das prioridades em nosso município, e continuaremos trabalhando para que cada criança tenha oportunidades de desenvolvimento e sucesso.”

Para mais informações sobre as ações de educação inclusiva em Guaíra, entre em contato com a Diretoria de Educação Especial pelo telefone (44) 3642–9924 ou visite o Centro Educacional Amauri Lopes , localizado na Rua Rui Barbosa, n.º 455, próximo à ACIAG — Associação Comercial e Empresarial de Guaíra.

Populares da Semana

São Paulo goleia Athletico-PR e assume liderança do Campeonato Brasileiro

Com uma grande atuação do atacante argentino Calleri, o...

Encontro entre o Prefeito Thalles Tomazelli e o G12 Rural fortalece a Agricultura no Município

Em reunião realizada na Prefeitura de Itaquiraí, o prefeito...

Prefeito Léo e deputado Lídio atuam para liberar área para extração de argila

O prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos-Léo e o...

De mulheres para mulheres, Delas Day trouxe informação, proteção e caminhos reais para a autonomia feminina

Informação qualificada, orientação sobre direitos, dados para planejamento e...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares