26 de setembro de 2026

Senador Nelsinho Trad se reúne com representantes da odontologia para discutir valorização profissional

Nesta semana, em Brasília, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) recebeu representantes do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS) e do Conselho Federal de Odontologia para discutir os próximos passos do Projeto de Lei 1.365/22, que corrige a defasagem salarial de médicos e cirurgiões-dentistas. A reunião contou com a presença da presidente do CRO-MS, Silvânia Silvestre, da delegada Juliana Frigeri e do conselheiro suplente do CFO, Gilmar Trevizan, que buscaram se atualizar sobre o andamento do projeto, atualmente sob relatoria do senador Nelsinho.
O senador Nelsinho Trad explicou aos representantes que o projeto, que propõe a atualização do piso salarial dessas categorias, aguarda informações complementares de dois ministérios. “Estamos esperando subsídios do Ministério de Gestão e Inovação para a estimativa de impacto no âmbito da União e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço para os efeitos no setor privado”, detalhou o senador. O senador explicou ainda que as estimativas são fundamentais para embasar a apreciação do projeto no Congresso, de forma a garantir que a proposta seja analisada com responsabilidade e transparência.
A presidente Silvânia Silvestre expressou o apoio do conselho à iniciativa e reconheceu o empenho do senador na condução do projeto. “Queria agradecer, porque eu sei que está fazendo de tudo para que seja valorizado, que seja aprovado”, afirmou, reforçando a expectativa pela aprovação do reajuste que já é aguardado há mais de seis décadas.
“Estamos trabalhando para ter todas as informações necessárias e levar essa proposta ao Congresso com segurança. O reconhecimento justo dos médicos e dentistas é uma dívida histórica que o Brasil precisa saldar”, pontuou.
Histórico de mobilização
Em março, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, representantes de diversas entidades médicas e odontológicas destacaram a urgência de um reajuste salarial, citando exemplos de profissionais que enfrentam salários incompatíveis com suas qualificações e responsabilidades.
Durante a audiência, o senador ouviu relatos de representantes como Giuliana Mafra Barbosa, da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), que apontou a realidade de muitos dentistas recebendo remunerações equivalentes a cargos de nível médio. O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Tadeu Henrique Pimentel, também ressaltou que, apesar do reconhecimento durante a pandemia, os médicos ainda enfrentam condições adversas.
O Projeto de Lei 1.365/22, relatado por Nelsinho Trad, busca reajustar o piso salarial e incluir aumentos para horas extras e adicionais noturnos. A expectativa é que a proposta avance nos próximos meses, com o apoio dos conselhos e entidades de classe, para garantir condições de trabalho mais justas para os profissionais que são essenciais ao sistema de saúde do país.

Populares da Semana

Corinthians evolui, mas só empata com Del Valle e está fora da Copa Sul-Americana

O Corinthians teve uma mudança de postura em relação...

Infraestrutura de Mundo Novo está no Berneck e anuncia calendário para recuperação asfáltica em todos os bairros

A Secretaria Municipal de Infraestrutura anunciou um calendário para...

Polícia desmantela fazenda com 14 hectares de maconha plantados

Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai destruiu, nesta sexta-feira...

Esse é o MS que cresce com os municípios, afirma Reinaldo Azambuja ao autorizar asfalto na Estrada do 21

O governador Reinaldo Azambuja percorreu de carro nesta sexta-feira...

Itaquiraí inicia obras da Rede de Tratamento de Esgoto

Rede coletora vai atender 100% da área urbana A Prefeitura...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Brasileiro Feminino: Corinthians x São Paulo sustenta força paulista

A final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato...

Líder do PCC é preso na Bolívia e transferido para São Paulo

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Primeiro...

Artigos Relacionados

Categorias Populares