9 de agosto de 2026

Veja as orientações para as escolas durante a onda de calor

MS vai enfrentar temperaturas na casa dos 40ºC com baixos índices de umidade relativa do ar 

Com altas temperaturas em razão da onda de calor que vai atuar em Mato Grosso do Sul nos próximos dias, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu alerta para as escolas estaduais com várias recomendações. O Estado também vai enfrentar baixos índices de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%. O valor ideal para a saúde humana é entre 50% e 60%.

Entre as orientações repassadas para as unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) estão: suspender exercícios físicos e exposição solar nos momentos mais quentes do dia (entre 10h e 16h), até o final do período de calor extremo, nos demais horários, os professores deverão priorizar a realização de atividades em locais com sombra e ventilação ou arborizados;

Adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação, com pausas para hidratação e descanso;

Solicitar aos estudantes e servidores que levem garrafas com água, para beber com frequência, liberando-os sempre que houver a necessidade de reposição; Oferecer alimentação mais leve aos estudantes, dando preferência aos alimentos “in natura”, como verduras, legumes, frutas e outros que possuam bastante água em sua composição;

Caso algum estudante ou servidor passe mal em razão das altas temperaturas, a escola deve seguir o protocolo já utilizado, qual seja, encaminhar esse aluno ou servidor para um local com boa ventilação, ligar, no caso do estudante, para os pais/responsáveis e, se necessário, acompanhar até a unidade hospitalar mais próxima. Também deve ser realizado trabalho de conscientização com os estudantes e famílias para não colocarem fogo em terrenos.

De acordo com o secretário de Educação, Hélio Daher, é extremamente importante seguir as recomendações do Cemtec para preservar os estudantes e também os servidores das escolas estaduais. “É muito importante que não só os estudantes, mas os nossos servidores também se cuidem, vamos orientar também que as famílias sigam com essa hidratação em casa”, finaliza o secretário”.

Muito quente – Na primeira quinzena de setembro, a MetSul Meteorologia chama atenção para onda de calor excepcional em vários estados, inclusive em Mato Grosso do Sul, com temperaturas na casa dos 40ºC, o que fará do mês um dos mais quentes já registrados no Brasil.

“Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. Serão vários Estados em que o calor será muito intenso a extremo e acompanhado de ar demasiadamente seco, aumentando demais o risco de fogo e trazendo riscos para a saúde”, alertou. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Malaquias lidera corrida eleitoral em Japorã

Por encomenda do site Diário MS News e registrada no TSE...

14 municípios do Cone Sul receberam R$ 22 milhões para o combate ao Coronavírus

Secretaria de Saúde informou que no Estado o repasse...

Veículo com família capota, dois morrem e criança tem mão decepada em MS

Acidente ocorreu na noite deste domingo; além de criança,...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares