26 de setembro de 2026

Desembargador do TRF3 suspende ordem de despejo contra indígenas em fazenda de Douradina

O desembargador Audrey Gasparini, do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), suspendeu nesta segunda-feira (5) ordem de reintegração de posse concedida pelo juízo federal de Dourados, que ordenava o despejo da comunidade Terra indígena Panambi Lagoa Rica, em Douradina.

Na ocasião, o magistrado entendeu que o “juízo recorrido deixou de obedecer ao quanto previsto no artigo 63 da Lei n. 6.001/1973, sendo certo, ainda, que desrespeitou determinações do Supremo Tribunal Federal, no sentido de suspender ações que versem sobre comunidades indígenas e demarcações”.

O documento sustenta, ainda, que a concessão da tutela depende da presença do risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e fica demonstrada a probabilidade de provimento do recurso, conforme previsão contida no artigo 995, parágrafo único do Código de Processo Civil.

Assim, a comunidade deve permanecer no local até nova decisão a ser comunicada pelo juiz, com garantia de um espaço adequado ao número de pessoas existentes.

No entanto, a comunidade indígena deve liberar o acesso da propriedade às proprietárias e terceiros que explorem a parte remanescente do imóvel. Caso não cumpra a decisão, terá de pagar multa diária no valor de R$ 1.000,00.

Decisão anterior com ordem de despejo foi deliberada por visita de um oficial de Justiça na região, na última sexta-feira (2). Guaaroka é uma das sete ‘retomadas de Douradina’, município onde está a Terra Indígena, e fica ao lado da retomada Yvy Ajere.

É neste local que se concentra fazendeiros armados estabelecidos em um acampamento a poucos metros dos barracos Guarani e Kaiowá. Na quinta-feira (1) a Força Nacional prendeu um casal fortemente armado que com uma camionete invadiu outras duas retomadas: Kurupa’yty e Pikyxyin. Um Guarani e Kaiowá acabou ferido sem gravidade. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Morto esmagado pela própria carreta levava 3,7 toneladas de maconha em Sete Quedas

Polícia descobriu droga no dia seguinte e carreta chegou...

Motorista atropela mulher, abandona carro no pátio de empresa e foge em MS

Uma motociclista de 34 anos acabou atropelada na noite...

Prefeitura e IFMS firmam parceria para instalação de unidade em Amambai

Na manhã desta terça-feira, dia 23, a prefeitura de...

Agraer fortalece acesso ao crédito rural em projetos que abrem oportunidades a quem trabalha no campo

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares