13 de setembro de 2026

PMA recebe ‘sonômetro’ para apoio nas ações em MS

A PMA (Polícia Militar Ambiental) recebeu do MPE (Ministério Público Estadual) de MS, representado por Maurício Sales, um aparelho Medidor Integrador de Nível Sonoro -Sonômetro-.  A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (12), em Campo Grande.

As autoridades ressaltaram a importância da aquisição do sonômetro para a fiscalização ambiental, especialmente nas ocorrências referentes à poluição sonora na área urbana.

Com a mudança da legislação referente às normas técnicas exigidas para a adequação dos equipamentos que aferem os ruídos sonoros, surgiu a necessidade de atualização dos equipamentos, visto que a aferição deve ter certificação internacional.

Adequações do Novo Equipamento

Atendendo à normativa técnica disposta na NBR 101151, que complementa e delimita tecnicamente os parâmetros referentes à poluição sonora, o sonômetro emerge como um mecanismo técnico e legalmente certificado para proporcionar a coleta de elementos probatórios relacionados às infrações e crimes de poluição sonora. Por meio de uma tecnologia apurada, distingue categoricamente os níveis de sons considerados prejudiciais à saúde humana e os identifica para efeitos de administração de provas nas ações que envolvem o respectivo crime ambiental.

Portanto, com a aquisição, a Polícia Militar Ambiental agrega na atuação das solicitações referentes à poluição sonora conforme rege a legislação ambiental.

Participaram da entrega o secretário-executivo de Segurança Pública, Coronel PM Wagner Ferreira da Silva, o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, e o Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel PM José Carlos Rodrigues. Fonte: Douradosnews

Populares da Semana

Dupla é condenada a 35 anos por degolar jovem em tribunal do crime em Campo Grande

Denilson Ramires Cardoso, vulgo 'Caverna', e Igor de Oliveira...

JAPORÃ: Deputado Renato Câmara apoia reeleição de Carlinhos

Em Japorã, o vereador Antonio Carlos dos Santos-Carlinhos (PSDB),...

Ministério da Justiça identifica 132 suspeitos ligados a extremismo digital no país

O Ministério da Justiça e Segurança Pública identificou pelo menos 132 suspeitos de...

Novo PAC dará prioridade a obras inacabadas, aeroportos e Bioceânica em MS

Obra do contorno de Três Lagoas, que já começou,...

Motociclista morre em acidente e veículo pega fogo na BR-376 em Ivinhema

Um motociclista, identificado como Vanderlei Batista de Souza, morreu...

Edson Fachin nega pedido de Moraes para julgamento conjunto com Mendonça

Edson Fachin, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou...

Brics expressa preocupação com tensões no Oriente Médio

Os participantes da reunião de Cúpula do Brics, neste...

Mato Grosso do Sul forma 13 oficiais do Corpo de Bombeiros em Campo Grande

Na última quinta-feira (10), 13 novos oficiais do Corpo...

Riedel lidera com 48%. Adversários somam 37.80%

O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, entre os dias...

Artigos Relacionados

Categorias Populares