8 de maio de 2026

Governo de MT restringe uso de recursos hídricos da Bacia do Rio Paraguai que está em nível de estiagem

O Governo do Estado de Mato Grosso determinou um regime especial de controle do uso dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraguai devido à situação crítica de escassez hídrica na região. A definição beneficia todo o Pantanal, já que as águas que nascem naquela região abastecem também o sul do bioma, localizado em Mato Grosso do Sul.

A decisão se baseia na Resolução nº 195, de 13 de maio de 2024, estabelecida pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), e foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso desta segunda-feira (8), por meio da SEMA-MT (Secretaria de Estado de Meio Ambiente de MT).

Com a instrução normativa, os usos da água da Bacia do Paraguai poderão ser restringidos, “em especial sobre as estruturas de captação em função da redução dos níveis d’água nos rios e sobre os usos não consuntivos de navegação, a geração de energia hidrelétrica e pesca, turismo e lazer”, afirma o texto.

A decisão fica válida até 31 de outubro de 2024, mas poderá ser prorrogado automaticamente caso a declaração de situação crítica de escassez seja prorrogada pela ANA.

Dessa forma, a secretaria poderá suspender a outorga de direitos de uso e “instituir regime de controle especial do uso de recursos hídricos pelo período que se fizer necessário.”

Quais medidas podem ser aplicadas

Segundo o texto, serão priorizados “os volumes de água mínimos necessários para abastecimento humano, dessedentação de animais, combate à incêndios, preservação da fauna e atividades econômicas, nessa ordem.”

Além disso, “poderão ser racionadas as captações e derivações de água e/ou impostas restrições aos lançamentos de cargas e ao uso da água para diluição de efluentes” (tratamento da água retiradas da natureza para torná-la potável para o consumo). O texto completo da Instrução Normativa pode ser conferido neste link.

Importância da decisão

Para o biólogo Alcides Faria, diretor institucional da ONG (organização não-governamental) Ecoa, a medida é benéfica para a região e, também, o Pantanal.

“É uma medida correta, necessária e um indicativo da gravidade da situação hídrica na Bacia do Rio Paraguai. Minha expectativa é que, a partir desse quadro, tenhamos um plano estratégico e aplicação de recursos em áreas importantes, como a recuperação de micro bacias. Assim podemos amenizar situações extremas”, analisa Alcides. fonte: Midiamax

Populares da Semana

Reinaldo e Mara “abençoam” pré-candidatura de Ney Portela a prefeito de Itaquiraí

O vereador campeão de votos em 2016 em Itaquiraí,...

Fórum da suinocultura quer reunir 700 profissionais da cadeia produtiva em MS

Dourados será palco do 5º Fórum de Desenvolvimento da...

Com Riedel e Tebet, Paulo Corrêa assina convênio de R$ 51,6 milhões para Ponta Porã

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo...

Coordenadora de Atenção Básica convoca mulheres para Projeto Onça Pintada nesta sexta-feira (24)

#Semcos Projeto consiste na prevenção do câncer de mama. O...

Artigos Relacionados

Categorias Populares