10 de maio de 2026

Presos de facções são transferidos após confronto com 4 mortos na fronteira

Pelo menos 20 bandidos das facções PCC e Clã Rotela foram levados de madrugada do presídio de Pedro Juan 

Pelo menos 20 presos do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Clã Rotela foram transferidos na madrugada desta quinta-feira (25) da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma avenida de Ponta Porã (MS).

A transferência é para evitar novos confrontos sangrentos entre integrantes das duas facções, como o ocorrido na tarde de ontem que deixou quatro mortos e três feridos.

O comissário Ignacio Muñoz, diretor da Polícia Nacional no departamento de Amambay, informou que os presos foram levados para presídios de maior segurança. Segundo a imprensa paraguaia, os 15 integrantes do PCC foram levados para o presídio de Concepción e 5 do Clã Rotela foram transferidos para a penitenciária de Coronel Oviedo.

Após o confronto com troca de tiros entre as facções rivais, equipes da polícia e da FTC (Força-Tarefa Conjunta) – grupo de elite das Forças Armadas do Paraguai – entraram no presídio e apreenderam uma pistola 9 milímetros, pelo menos 300 facas artesanais, droga e até explosivos. Entretanto, segundo funcionários da penitenciária, existem outras em poder dos presos.

Morreram na troca de tiros Pedro Javier Cabañas Florenciano, apontado como membro do PCC, e três integrantes Clã Rotela: Jonathan David Melida, o “Ciudad”, Ignacio Barrios, o “Toto’i”, e Oscar David Giménez.

Dos três feridos, apenas dois tiveram os nomes divulgados: o paraguaio Roque Andrés Giménez Benítez e o brasileiro Edson Figueredo Medina. Com ferimentos leves, os dois foram atendidos no hospital da cidade e levados de volta ao presídio. O terceiro, com tiro na barriga, permanece internado.

Portão aberto – O confronto entre os grupos rivais durou pelo menos duas horas. Segundo jornais paraguaios, o portão que separa os pavilhões onde ficam presos das duas facções teria sido deixado aberto, permitindo que presos do PCC – maioria no presídio – invadissem as celas de integrantes do Clã Rotela para massacrá-los.

Houve troca de tiros e brigas com uso de facas artesanais. Três caíram mortos do lado dos Rotela e um do PCC. Com celular, outros presos gravaram vídeos mostrando companheiros mortos e feridos em meio a poças de sangue. Quando policiais e militares entraram no presídio encontraram os corpos e muita destruição.

A Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero tem vaga para 920 internos, mas atualmente abriga pelo menos 1.360, a maioria ligada à facção brasileira. O Clã Rotela é o principal rival do PCC no Paraguai. É liderado por Armando Javier Rotela e tem pelo menos sete mil integrantes. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Desempenho de Reinaldo e perfil de Riedel definiram eleição, diz Sérgio de Paula

O primeiro passo de um projeto político corajoso do...

Vem aí a EXPOTAC 2025

Três 4 dias de muita festa, Shows Nacionais, Rodeio,...

Ação solidária socorre atingidos pela tempestade em Itaquiraí

Assistência Social de Itaquiraí agradece doações que foram destinadas...

Jovem de 19 anos morre após ser atingida por BMW na Capital

Uma jovem de 19 anos, identificada como Letícia Machado...

Candidatos Onevan e Bruno estão curados do Covid-19

Em Naviraí recentemente dois candidatos a prefeito estavam com...

Deputado Lidio prestigia Festa das Nações

O deputado estadual Lidio Lopes cumpriu agendas em Mundo...

Nelsinho libera R$ 16 milhões para Saúde de vários municípios

O senador Nelsinho Trad informou a liberação de mais...

Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados

A PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior unidade prisional do...

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa das Nações

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Artigos Relacionados

Categorias Populares