1 de novembro de 2026

Força-tarefa vai combater fraudes em ligações de rede de água em Mato Grosso do Sul

Iniciativa conjunta entre Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) dará início a operação para combater as fraudes em ligações de rede de água no Estado. Com início previsto para maio, a força-tarefa terá como ponto de partida Corumbá, que registra o maior índice de perdas de água em Mato Grosso do Sul.

Considerada a maior fonte de desperdício de água nos sistemas de abastecimento, a ligação clandestina – popularmente conhecida como ‘gato’ – é a forma comumente encontrada por alguns consumidores para ter acesso ao fornecimento de água sem a devida cobrança legal.

De acordo com o gerente da unidade regional de Corumbá, Marcos Martins, o índice de perdas de água na região, devido os conhecidos ‘gatos’, chega aos alarmantes 72%.

Atento à Lei do Marco Regulatório do Saneamento, que estabelece penalidades aos municípios que não se adequar à redução das perdas, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, decidiu buscar apoio institucional da Sejusp com objetivo de envolver a atuação da Polícia Civil na operação a ser deflagrada nas 68 cidades atendidas pela empresa.

“A Sanesul já identificou que nossa perda é na grande maioria originária em fraudes. Assim, a empresa montou um programa com equipes exclusivas de combate a fraude”, reforçou o gerente da unidade regional.

Pela legislação brasileira, a prática de fraudes nas ligações de redes de energia e água é crime, tipificado como furto. “Tínhamos dificuldades de alinhar ações conjuntas com a Polícia Civil, uma vez que precisamos registrar a ocorrência (notícia crime). Assim, uma articulação da Sanesul junto a Secretaria de Segurança e polícia civil de Corumbá esta possibilitando ação conjunta no combate a este tipo de crime”, acrescenta.

Treinamento

Como parte da operação, haverá treinamentos e uma série de atividades visando detalhar a abordagem nas residências onde forem constatadas esse tipo de fraude, entre outros elementos importantes a atuação conjunta envolvendo o poder público.

“Foi realizada uma palestra do delegado titular do cartório de roubos e furtos, objetivando passar aos nossos funcionários  da Sanesul segurança jurídica e as possibilidades de ações da polícia no combate a esta tipificação penal. Além disso, os nossos funcionários terão uma reunião com os peritos policiais para troca de informações, especificamente, quando apresentaremos os modos corretivos de fraudes”, adianta.

“Com essa iniciativa, espera-se reduzir significativamente as perdas de água decorrentes de fraudes nas ligações, garantindo assim um serviço mais eficiente e justo para toda a população do estado de Mato Grosso do Sul”, afirma Renato Marcílio.

Crime prevê prisão

Com a alegação de estado de necessidade, esse tipo de fraude pode ocorrer de diversas formas e já são consideradas como prática criminosa passível de penalidades, inclusive de prisão.

Uma ligação clandestina é, portanto, facilmente identificável. A suspeita na queda do consumo do abastecimento de determinado imóvel ou as denúncias ao órgão são suficientes para que seja feita a fiscalização da ligação, que ocorre mais frequentemente em imóveis residenciais.

A Sanesul alerta que as fraudes implicam não apenas em penalidades, mas também o funcionamento do sistema de abastecimento do município, resultando em vazamentos, perda de pressão na rede, falta d’água, infiltrações e contaminação da rede pública.

Além disso, essas práticas ilegais contribuem para o encarecimento da tarifa de água, pois aumentam os custos de tratamento e distribuição, refletindo diretamente na cobrança ao consumidor.

Comunicação Sanesul

Populares da Semana

Bombeiros, Ambientais e voluntários continuam as buscas pelo garoto desaparecido em Mundo Novo

Em Mundo Novo continuam as buscas pelo garoto Victor...

Adolescente de 13 anos é dopada e estuprada por dupla em Mato Grosso do Sul

Uma adolescente de 13 anos foi socorrida nesta segunda-feira...

IGUATEMI: Geraldo Resende inaugura UBS e entrega R$ 778 mil

Em evento na tarde desta sexta-feira, em Iguatemi, o...

Mulher e bebê de 1 ano são socorridas em acidente entre dois carros na BR-163

Um acidente na manhã desta quinta-feira (14), na BR-163...

Ex-vereador de Anastácio teria disparado arma e foi morto em confronto com a PM

Morto a tiros após discutir com ex-prefeito, Dinho Vital...

Lula manda 3 ministros a MS após denúncias de violência contra indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou...

Força Nacional inicia policiamento em aldeias de MS após ameaças a indígenas

A Força Nacional iniciou, na noite desta quinta-feira (29),...

Delegado e advogado viram réus por vazamento de informações em operação do Gaeco

O advogado Amilton Ferreira e o delegado Hoffman D’Ávila...

Pai e filho morrem em acidente na BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia

Colisão envolvendo um VW Voyage, uma carreta bitrem e...

ELDORADO: Prefeitura faz manutenção emergencial em ponte de acesso a Aldeia

As Secretarias de Obras e Infraestrutura e de Agricultura...

Comunicado aos eldoradenses

Com a aproximação do Dia de Finados, a Prefeitura...

Artigos Relacionados

Categorias Populares