25 de setembro de 2026

Oportunidades e crescimento de MS são destacados na abertura da conferência nacional dos jovens advogados

O governador Eduardo Riedel participou na quarta-feira (10) da abertura da 4° Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que ocorreu em Bonito. No evento ele destacou que o Estado é um lugar que atrai novas oportunidades e que busca o crescimento com inclusão, tendo uma agenda preparada para atender as transformações da sociedade.

“Somos um pequeno Estado, de uma história que nos orgulha muito e que hoje atrai muitas oportunidades. Tem a terceira menor taxa de desemprego e pobreza do Brasil. Temos palavras chaves para conduzir nossa gestão, que é ter um Estado próspero e inclusivo, que tem foco no meio ambiente e está em um processo de digitalização das suas atividades”, ponderou o governador.

Riedel destacou que este encontro de jovens advogados traz grandes benefícios para sociedade, pois é a juventude reunida para tratar de temas importantes e pensar o Brasil.

“Em uma sociedade em transformação, vocês terão a experiência de conviverem juntos e pensar criticamente nesta nova agenda e desafios que têm pela frente. Venho aqui com a maior alegria participar deste evento. Se tem algo que me orgulha é reunir a juventude do Brasil em cada categoria. Não poderíamos deixar de apoiar este movimento”, completou.

 

O evento que tem o apoio do Governo do Estado é organizado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS) e promovido pelo Conselho Federal da Ordem. O objetivo é criar um ambiente de diálogo sobre os desafios e perspectivas da profissão aos advogados que estão no início da carreira. Um momento de trocar informações, experiências e conhecimento nesta área.

“Honra e alegria receber todos estes jovens advogados no Estado, nesta conferência em Bonito. Somos feitos essencialmente de histórias e hoje estamos realizando um feito histórico em Mato Grosso do Sul. Temos que agradecer ao governador pelo apoio e parceria. Sempre que pedimos apoio do Estado somos prontamente atendido, inclusive tem contribuição neste evento”, afirmou o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira.

O encontro começou na quarta-feira e segue até sexta, com jovens advogados de todo Brasil. São esperados a participação de 1,5 mil profissionais. A programação prevê discussões e painéis importantes do setor como performance, oratória na advocacia, uso de inteligência artificial e algoritmos, atuação prática na audiência de custódia, valorização da profissão e estratégia de crescimento.

Outros temas também serão debatidos como direito do trabalho, marco regulatório da inteligência artificial e proteção de dados, desafios da advocacia negra e indígena, direito previdenciário, acesso à justiça, perspectiva do jovem advogado, assim como processo civil, marketing jurídico, tribunal do júri, novos rumos do direito ambiental, oratória e comunicação, direito eleitoral e empreendedorismo na advocacia.

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia o evento, sendo o município de Bonito um dos principais pontos de ecoturismo do mundo escolhido para receber os participantes. A cidade tinha sido escolhida na última edição, mas não concretizou o encontro devido a covid-19.

“Muita feliz de estar aqui hoje em Bonito, recepcionando uma das nossas conferências nacionais. Agradecer ao governador por todo o apoio a advocacia do Mato Grosso do Sul. Enaltecer o esforço de cada um que veio de outras regiões e estados para participar deste evento. Nosso papel é defender a advocacia brasileira, este é o nosso lado”, ressaltou o presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, o deputado estadual Paulo Corrêa, o secretário Rodrigo Perez (Segov), a procuradora-geral do Estado, Ana Ali Garcia e o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Populares da Semana

Polícia apura se morte de professora deixada em hospital está ligada a assalto em Campo Grande

A Polícia Civil vai investigar se a morte da professora...

Após audiência de custódia influencer Du Mato permanece preso em Campo Grande

Alisson Benitez Grance, de 42 anos, mais conhecido como...

Saiba tudo sobre o coronavírus: o que é, sintomas, prevenção e tratamento

Os casos confirmados de coronavírus já ultrapassaram seis mil...

Prefeitos voltam otimistas de Brasília, com abertura do governo a municípios

Políticos do Estado se encontraram com a ministra do...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

Artigos Relacionados

Categorias Populares