25 de setembro de 2026

Prisão de pecuarista brasileiro deixa crime organizado em alerta e políticos paraguaios sob tensão

Além de abalar as estruturas do crime organizado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a prisão do pecuarista e narcotraficante Antônio Joaquim Mota, o ‘Tonho’, nessa terça-feira (20) em Ponta Porã, fez estremecer os bastidores da política do país vizinho. Lideranças tradicionais e outras emergentes mantêm ligações íntimas com o brasileiro.

Considerado de muita influência na fronteira com Pedro Juan Caballero, ‘Tonho’ tem relações que extrapolam as cidades gêmeas e fazem conexão nas entranhas do poder político, envolvendo até ex-presidentes e personagens influentes no atual governo.

Boa parte da carteira de amigos do brasileiro consta nas investigações feitas pela Polícia Federal com robustas provas do MPF (Ministério Público Federal). É o que revela um dos inquéritos mais recentes e que culminou na prisão de membros da organização comandada por ‘Tonho’ e também pelo seu filho Antônio Joaquim Mendes da Mota, vulgo ‘Motinha’.

Segundo informações obtidas pela reportagem do Jornal Midiamax todos os detalhes da operação realizada nessa terça-feira (20) foram mantidos em sigilo. Na última ação deflagrada contra o Clã Mota em julho do ano passado, o alvo era o filho. Avisado, Motinha foi resgatado em helicóptero e nunca mais foi visto.

Amigo de Stroessner

Os laços de amizade entre políticos paraguaios e criminosos com o Clã não é de agora. O precursor do núcleo familiar na região de fronteira foi o baiano Joaquim Francisco da Mota, pai de ‘Tonho’. “Ele chegou em Ponta Porã nos anos 1960 e, já na década seguinte, era considerado o maior contrabandista de café na região ao lado de  e de Adilson Rossati Sanches”, diz um trecho do inquérito do MPF.

“Ainda segundo informações usadas na investigação, o trio levava ilegalmente grandes carregamentos do grão produzido no Paraná,  e interior de São Paulo até o Paraguai e exportava o produto pelo país vizinho, pagando tributos muito mais baixos do que no Brasil.

“Do café, Joaquinzinho, como era conhecido devido à baixa estatura (tinha apenas 1,60 metro), diversificou os negócios nos anos 1980, primeiro para o contrabando de uísque e eletroeletrônicos, depois para as drogas (ele chegou a ser preso por narcotráfico no Paraguai em 1985)”, diz o documento.

Nessa época, Joaquinzinho estreitou laços com o então ditador paraguaio Alfredo Stroessner e ganhou do governo do país vizinho 2,7 mil hectares de terras públicas antes destinadas à reforma agrária em Pedro Juan. Era o primeiro latifúndio do clã.

Sociedade com Minotauro

Após a morte do precursor do Clã Mota, aos 64 anos, em 1998, Antônio Joaquim da Mota, o ‘Tonho’, um dos seus seis filhos, já havia assumido os negócios do pai, lícitos e ilícitos, e realizava a sua expansão com o auxílio, inclusive, de grandes autoridades paraguaias.

“Na última década, ‘Tonho’  e seu filho Antônio Joaquim Mendes  Gonçalves da Mota, se associaram aos narcotraficantes Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro, e Caio Bernasconi Braga, ambos ligados à facção PCC, para enviar cocaína do Paraguai até os portos de Santos, São Paulo; Paranaguá, Paraná; e Itajaí, Santa Catarina, de onde era exportada para a Europa e América Central”, ressalta outro do inquérito do MPF.

Segundo investigações da Polícia Federal, A  saía de helicóptero da fazenda Buracão, dos Mota, há 15 km da cidade de Pedro Juan Caballero e era entregue no interior de São Paulo ou no Norte do Paraná, para depois seguir viagem em caminhões até os três portos.

Populares da Semana

No “invernico”, alerta é de baixa umidade e 11°C na região Sul de MS

A chegada de uma frente-fria na segunda-feira, que entrou...

Obra para a construção da ponte de concreto entre o P.A. Sul Bonito e Indaiá está em estágio avançado

A parceria construída pelo prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli...

Caravina solicita instalação de semáforos em pontos críticos de Mundo Novo

O deputado estadual Caravina apresentou indicação à Mesa Diretora...

Campo de Futebol Suíço na Toca do Urso terá drenagem subterrânea

O campo de futebol suíço que está sendo construído...

Prefeita de Eldorado participa de reunião na Itaipu

Gestão de resíduos sólidos esteve entre as pautas abordadas,...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares