2 de novembro de 2026

Tereza Cristina também critica questões do Enem que teriam ‘vilanizado’ o agronegócio

A senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina, do PP, na mesma linha critica adotada pela FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) que mostrou-se indignada com três questões aplicadas no Enem (Exame Nacional Médio), que teriam atacado o agronegócio brasileiro, recorreu às redes sociais para, também, dar o seu recado. A bancada do agro, que conta com 347 congressistas (deputados federais e senadores) quer a anulação de três perguntas inseridas no primeiro dia da prova do Enem, ontem, domingo (5) e, ainda, a convocação do ministro Camilo Santana (Educação) para qie ele preste explicação acerca do episódio.

FALA DE TEREZA

“Além de tentar mais uma vez vilanizar o agro, o governo Lula 3, em seu primeiro Enem, dão uma aula sobre como formular mal uma pergunta, sem rigor conceitual ou factual. Conteúdo ultrapassado, além de ideologizado”, escreveu a senadora, que acrescentou:

“O agro brasileiro cuida da segurança alimentar do seu povo e de outros países do mundo. Lamentável. Um desserviço à educação”.

A QUEIXA

A revolta dos ligados ao agro, por exemplo, tem a ver com a questão 89, elaborada a partir de um artigo produzido por pesquisadores da Unversidade Federal de Goiás, que diz:

Pelo resultado extraoficial da primeira prova do Enem, acertou quem respondeu a alternativa D. Para a FPA, entidade que já foi chefiada por Tereza Cristina, o questionamento teve “cunho ideológico”.

A questão 70 da prova, também contestada pelo agro como de “viés ideológico”, tratou do desmatamento da Amazônia. Diz na pergunta que além do plantio da soja, a lógica que “que gera o desmatamento está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas”.

Já na pergunta 71, surge um texto que explora a seguinte questão: “bilionários lançam nova era de viagens ao espaço”.

“Os mais abastados poderão sonhar em viajar ao espaço seja por um foguete ou por um avião híbrido, mas toda população global poderá sentir os efeitos dessas viagens e avanços tecnológicos”, completa o texto acerca das conquistas futuras dos bilionários.

Populares da Semana

Estelionatária que deu R$ 80 mil de prejuízo a idosos de MS é presa em Goiânia

Uma mulher de 29 anos suspeita de participar de...

Angil Móveis inaugura sede própria em Mundo Novo

Em Mundo Novo os empresários Angelita e Rogério, da...

Prefeitura de Itaquiraí iniciou a sinalização de vias com novo sentido de circulação

A Prefeitura de Itaquiraí iniciou o processo de sinalização...

PRF apreende camionete com mais de 1 tonelada de maconha e 800 munições

Perseguição na BR-463 entre Ponta Porã e Dourados terminou...

Com dois dias do lançamento, filme produzido por Beyoncé lidera bilheterias nos EUA

O filme ‘Renaissance: A Film by Beyoncé’, escrito, dirigido e produzido...

Em MS, 36 municípios atingem meta nacional de 90% de cobertura de esgoto

Mato Grosso do Sul tem 36 municípios com cobertura...

Após acidente, motorista abandona Fiorino carregada com 500 kg de maconha

Após se envolver em um acidente com motocicleta, o...

Descartada por Flávio Bolsonaro, Tereza Cristina não terá votos de Reinaldo e Capitão Contar

Descartada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), a senadora Tereza...

Aldeias Guarani Kaiowá vão receber proteção da Força Nacional

Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional – A...

Lula manda 3 ministros a MS após denúncias de violência contra indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou...

Artigos Relacionados

Categorias Populares