7 de maio de 2026

Com 12 dias de viagem, expedição encerra serviço aos pantaneiros

Cinco mil atendimentos médicos, odontológicos e veterinários foram realizados em áreas de difícil acesso 

O Instituto Alma Pantaneira encerrou, neste domingo (5), a expedição que percorreu mais de 1,8 mil quilômetros em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, os voluntários prestaram cerca de cinco mil atendimentos médicos, odontológicos e veterinários a áreas de difícil acesso.

A expedição teve início no dia 23 de outubro, quando os voluntários partiram de Campo Grande a bordo de picapes e caminhões com tração nas quatro rodas. O objetivo é levar atendimento médico e odontológico à população que vive isolada devido às distâncias e às dificuldades de acesso na região do Pantanal.

A iniciativa é da organização independente Médicos do Pantanal. Conforme Geraldo Albaneze, um dos idealizadores da expedição, a viagem deste ano começou há alguns meses com a organização do grupo e captação de recursos para colocar todo comboio em ação.

“Essa missão humanitária só acontece com o apoio dos nossos patrocinadores e parceiros, de pessoas que acreditam e sabem que para preservar o Pantanal é necessário, além de cuidar de toda sua fauna, combater os incêndios e preservar a vegetação, olhar com muita atenção e respeito para as pessoas que moram nessa região. A assistência médica e odontológica precisa chegar a essa gente e é isso que fazemos”, disse Geraldo.

Na última semana, cerca de 40 voluntários trabalharam na recuperação de uma escola rural situada em Corumbá, a 419 quilômetros da Capital.

Paulo Cruz,  jornalista e membro do Instituto Alma Pantaneira, explicou à reportagem do Campo Grande News que o espaço destinado ao ensino sofreu perdas materiais em diversas salas. “Foi perdida parte da biblioteca, onde ficavam materiais escolares, cadernos. Além disso, houve dano nos colchões e travesseiros dos alunos”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Prefeitura de Amambai lança, de forma virtual, novas obras da região norte do município

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeia,...

Itaquiraí – DOF apreende Hilux com placas falsas e carregada com mais de duas toneladas de maconha

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira)...

Prefeita Fabiana participa de Encontro de Prefeitas e Gestores de Saúde

A prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci (PP), participou na...

MS tem dois dos 50 candidatos mais ricos do Brasil nas eleições 2022

Mato Grosso do Sul tem dois dos 50 candidatos...

Entrega dos uniformes para o time da Assomasul 2025

#mundonovo Na manhã desta sexta-feira (11), a prefeita Rosaria Lucca...

Artigos Relacionados

Categorias Populares