13 de setembro de 2026

Com 12 dias de viagem, expedição encerra serviço aos pantaneiros

Cinco mil atendimentos médicos, odontológicos e veterinários foram realizados em áreas de difícil acesso 

O Instituto Alma Pantaneira encerrou, neste domingo (5), a expedição que percorreu mais de 1,8 mil quilômetros em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, os voluntários prestaram cerca de cinco mil atendimentos médicos, odontológicos e veterinários a áreas de difícil acesso.

A expedição teve início no dia 23 de outubro, quando os voluntários partiram de Campo Grande a bordo de picapes e caminhões com tração nas quatro rodas. O objetivo é levar atendimento médico e odontológico à população que vive isolada devido às distâncias e às dificuldades de acesso na região do Pantanal.

A iniciativa é da organização independente Médicos do Pantanal. Conforme Geraldo Albaneze, um dos idealizadores da expedição, a viagem deste ano começou há alguns meses com a organização do grupo e captação de recursos para colocar todo comboio em ação.

“Essa missão humanitária só acontece com o apoio dos nossos patrocinadores e parceiros, de pessoas que acreditam e sabem que para preservar o Pantanal é necessário, além de cuidar de toda sua fauna, combater os incêndios e preservar a vegetação, olhar com muita atenção e respeito para as pessoas que moram nessa região. A assistência médica e odontológica precisa chegar a essa gente e é isso que fazemos”, disse Geraldo.

Na última semana, cerca de 40 voluntários trabalharam na recuperação de uma escola rural situada em Corumbá, a 419 quilômetros da Capital.

Paulo Cruz,  jornalista e membro do Instituto Alma Pantaneira, explicou à reportagem do Campo Grande News que o espaço destinado ao ensino sofreu perdas materiais em diversas salas. “Foi perdida parte da biblioteca, onde ficavam materiais escolares, cadernos. Além disso, houve dano nos colchões e travesseiros dos alunos”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Em 1 minuto, ladrão arromba doceria em Campo Grande e leva de iPhone a bolos gelados

magens de uma doceria, na rua Antônio Maria Coelho...

“MS é o melhor ambiente de negócios do Brasil”, diz Paulo Corrêa em Nova Iorque

2ª edição do MS Day promete atrair novos investimentos...

Com objetivos diferentes, Ivinhema e Operário jogam pela 3ª rodada da Série D

Com objetivos distintos, Ivinhema e Operário entram em campo...

Covid-19: Entenda a aplicação da isenção de tarifa de energia para baixa renda

Campo Grande (MS) – A Agência Nacional de Energia Elétrica...

Mundo Novo – Vereadores conquistam veículo para Rede Feminina e R$ 150 mil para saúde

Os vereadores mundonovenses Paulo Lourenço-Paulão, Richardson Prates, Gildo Amaral...

Motociclista morre em acidente e veículo pega fogo na BR-376 em Ivinhema

Um motociclista, identificado como Vanderlei Batista de Souza, morreu...

Edson Fachin nega pedido de Moraes para julgamento conjunto com Mendonça

Edson Fachin, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou...

Brics expressa preocupação com tensões no Oriente Médio

Os participantes da reunião de Cúpula do Brics, neste...

Mato Grosso do Sul forma 13 oficiais do Corpo de Bombeiros em Campo Grande

Na última quinta-feira (10), 13 novos oficiais do Corpo...

Riedel lidera com 48%. Adversários somam 37.80%

O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, entre os dias...

Artigos Relacionados

Categorias Populares