10 de maio de 2026

Ponte entre Mato Grosso do Sul e Paraná abre nova rota de desenvolvimento

A construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraná será uma importante ligação entre Mato Grosso do Sul e o Paraná e vai encurtar distâncias entre os dois estados, ligando o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no noroeste paranaense, à cidade sul-mato-grossense de Taquarussu. Este foi o assunto do encontro que o vice-governador Barbosinha teve nesta quinta-feira (25), na Governadoria, a pedido do governador Eduardo Riedel, com a diretoria da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná).

Com 2 km de extensão e orçado em R$ 2,9 milhões, o projeto da nova ponte já possui EVTEA (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), contratados pela Itaipu Binacional por meio de convênio firmado, no ano passado, entre a hidrelétrica e os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

O vice-governador destaca que a ponte será essencial para desenvolver a região sudeste do Estado, e vai trazer incrementos importantes ao Vale do Ivinhema, além de beneficiar municípios do entorno. Barbosinha parabenizou os representantes da entidade que têm lutado ao lado dos Governos pela concretização do sonho de empresários e da população sul-mato-grossense e paranaense.

“Agora, vou levar essa nossa conversa ao Eduardo Riedel e ver como posso ajudar também em uma conversa com o secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo. Essa, sem dúvida, é uma obra que cria mais um importante corredor logístico para escoamento da produção agrícola, encurta trajetos e é mais uma rota que será utilizada para o desenvolvimento nos dois estados ”, defende.

Este é um projeto importante de integração, principalmente, para o agronegócio e turismo para o Paraná e o Mato Grosso do Sul, avalia o presidente da Socipar, Dermerval Adilson Silvestre.

“Acredito que essa ponte será uma porta de entrada do desenvolvimento, beneficiando empresas nacionais e multinacionais. Já temos empresas nos procurando interessados em se instalar nos dois estados. Temos três que já estão instaladas no Paraná em decorrência dessa obra. É uma economia para escoar a produção de mais ou menos 130 km de estrada”, explicou.

De acordo com a proposta, em Mato Grosso do Sul devem ser implantados 30 km da rodovia MS-473 e um viaduto de acesso em Taquarussu. Já no estado do Paraná, o projeto prevê a restauração de 19,8 km da PR-577 e ainda a construção de contorno em Porto São José, distrito do município de São Pedro do Paraná.

Participaram da reunião, o deputado estadual Roberto Hashioka, o empresário Jaime Valler e o vice-presidente da Socipar, Ivo Pierin Junior Junior. A Socipar é composta por 210 entidades e lideranças e exerceu papel precursor e participação atuante na defesa da interligação entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.

Luciana Bomfim, Comunicação da vice-governadoria
Fotos: João Garrigó

Populares da Semana

Prefeito Lídio anuncia novos investimentos no Assentamento Auxiliadora em Iguatemi

O prefeito Doutor Lídio Ledesma, acompanhado pelo vice-prefeito José...

Criminosos invadem velório e incendeiam caixão de rival em ato de vingança

Ataque durante cerimônia fúnebre gera pânico entre familiares e...

Assembleia Legislativa antecipa metade do 13º salário e ajuda no aquecimento da economia de MS

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do...

Deputados Paulo Corrêa e Lídio Lopes reafirmam apoio à pré-candidatura da vice-prefeita Fabiana

Durante passagem da comitiva do governador Eduardo Riedel por...

Deputado Lidio prestigia Festa das Nações

O deputado estadual Lidio Lopes cumpriu agendas em Mundo...

Nelsinho libera R$ 16 milhões para Saúde de vários municípios

O senador Nelsinho Trad informou a liberação de mais...

Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados

A PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior unidade prisional do...

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa das Nações

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Artigos Relacionados

Categorias Populares