16 de agosto de 2026

Ex-deputada vai à Justiça após ser excluída de executiva do União Brasil em MS

A ex-deputada federal  impetrou ação na 15ª Vara Cível de Campo Grande contra o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul após ser destituída do cargo de vice-presidente estadual. Uma liminar já havia garantido o retorno de outros filiados à executiva.

Na petição inicial, os advogados de Rose, Newley Amarilla e Silmara Domingues Amarilla, alegam que ela descobriu que também foi excluída do diretório após as ações dos correligionários. A inativação foi feita em 24 de janeiro de 2023, encerrando seu mandato em 31 de dezembro de 2022.

“O TRE/MS [Tribunal Regional Eleitoral] disponibilizou o recibo que demonstra que a autora da referida inativação foi a presidente do órgão provisório estadual, Soraya Vieira Thronicke, que declarou falsamente que os dados estavam corretos”, pontuaram.

A defesa pontua que essa movimentação contraria o estatuto do partido. Cita ainda que Rose teria sido excluída por ter anunciado que pretendia se desfiliar do União Brasil, mas a ex-deputada acabou permanecendo.

A ação, que foi impetrada na sexta-feira (14), deve ser julgada pelo  Flávio Saad Peron.

Em nota, o gabinete da senadora Soraya Thronicke, presidente estadual do partido, informou que ela ainda não foi intimada deste novo procedimento comum cível. Ressalta ainda que Rose chegou a tentar sair da legenda, por isso foi destituída.

“Houve um pedido de desligamento voluntário de Rose Modesto através de nota pública no 2º turno das eleições [de 2022], portanto nos termos do artigo 12 do estatuto partidário em seu inciso IV, houve desligamento voluntário e as consequências estão previstas no parágrafo primeiro deste mesmo artigo que determina a perda do direito automaticamente de exercer qualquer cargo partidário para qual tenha sido nomeado”, diz o comunicado.

Impasse no União Brasil de MS

No início do mês, a 15ª Vara Cível de Campo Grande suspendeu eleição do diretório estadual do União Brasil e determinou a restituição do cargo de membros e diretores inativados e excluídos do partido.

Rose Modesto, ex-deputada federal e candidata ao governo em 2022, assim como o tesoureiro adjunto Anderson Pereira do Carmo, integram lista com outros 13 nomes excluídos desde julho do ano passado do diretório estadual. Até dezembro, Rose ocupava a primeira vice-presidência.

Na ação, protocolada pelo tesoureiro adjunto, as inativações foram atribuídas à presidente do partido e senadora Soraya Thronicke com a “intenção de manipular os resultados de tais pleitos objetivando a sua perpetuação no poder”. Comissões do partido em Três Lagoas e Dourados também questionaram tais medidas por meio judicial.

Dias depois, o diretório estadual questionou a decisão, mas acabou cumprindo. A executiva nacional do União Brasil determinou em ofício que o diretório estadual reintegrasse os 15 membros em 48 horas, e que também convoque nova convenção. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Controle de Endemias realiza coleta de pneus usados descartados em locais errados em Iguatemi

Fonte-Kidão Ascom/IGT-MS A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de...

Vacina prevista no SUS para este ano é esperança para frear alta de bronquiolite em MS

Em meio ao surto de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda...

Prefeitura de Tacuru adquire Semi UTI Móvel com recursos próprios

O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, juntamente com o...

Criança de 4 anos morre após motorista ‘rampar’ em falha da rodovia MS-274

Livia Amaral Vezu Ramires, de 4 anos, morreu em...

Homem suspeito de ameaçar Flávio Bolsonaro é levado para depor

Um homem suspeito de postar ameaças ao senador e...

Suspeita de esfaquear mulher continuou a ameaçando após crime

A mulher de 43 anos que esfaqueou a outra,...

Palmeiras sai na frente duas vezes, leva virada do Flu e escancara crise

O Palmeiras foi até o Maracanã na tarde deste...

AMAMBAI: Dr. Bandeira reúne lideranças em apoio a Paulo Corrêa

Em Amambai o médico ortopedista e ex-prefeito de dois...

ITAQUIRAÍ: parceria entre Bello, Senai e prefeitura emprega 27 menores aprendizes

Em Itaquiraí, durante a sessão da Câmara Municipal, a...

IA ajuda polícia a transformar clássico retrato falado em imagem realista

Durante décadas, o retrato falado foi associado ao desenho...

Fazendas de MS vão pagar R$ 1,7 milhão em danos morais por trabalho escravo

Em Mato Grosso do Sul, 36 trabalhadores foram resgatados...

Artigos Relacionados

Categorias Populares