25 de setembro de 2026

Senador Nelsinho Trad defende acordo comercial entre Mercosul e União Europeia em reunião do Parlasul

O último encontro dos parlamentares dos países (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname) ocorreu, nesta segunda, em Montividéu, em sessão do Parlamento do Mercado Comum do Sul
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) declarou, nesta segunda-feira, em reunião do Parlamento do Mercosul no Uruguai, que o Brasil clama pelo acordo comercial envolvendo os blocos econômicos do Mercosul e da União Europeia. Essa negociação já se arrasta há mais de 20 anos e caso venha a ser adotada, será o maior acordo de livre comércio da história. “Penso que o livre comércio com União Europeia tem que ser tema primordial para nossa discussão”, discursou o senador Nelsinho Trad.
De acordo com o senador Nelsinho Trad, essa é a oportunidade para avançar as negociações com a Europa. Segundo ele, o Mercosul e a União Europeia teriam a redução imediata ou gradual de tarifas de importação, com o potencial de tornar mais baratos ao mercado consumidor produtos tanto agropecuários como industriais. “O governo brasileiro nunca deixou de manter contato com o bloco europeu com vistas a um acordo”, explicou.
Em 2019, o senador Nelsinho Trad assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal e, desde então, mesmo deixando o cargo e permanecendo como membro, o parlamentar vem acompanhando essa discussão. “Trabalho pela efetivação do acordo, por entender como ele pode potencializar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou o senador.
Em suas redes sociais, o senador Nelsinho Trad compartilhou parte da reunião do Parlasul e manifestou que foi em clima de despedida. O senador do Paraguai, Tomás Bittar deixa a presidência e o senador do Uruguai Gustavo Penadés assume o cargo a partir de 2023. “A delegação brasileira sempre colaborativa, presente e constante em desafios no âmbito do Mercosul. Ressalto o trabalho do Observatório da Democracia, que atuou de forma técnica e imprescindível para acompanhar as eleições, tudo isso é fruto da sua atuação, presidente Tomas Bittar. Agora, ao senador Gustavo Penadés, que assume a presidência, estendemos o nosso apoio, a quem desejo sucesso à frente dos debates para o fortalecimento do Parlamento do Mercosul”, declarou o senador Nelsinho Trad.​

Populares da Semana

Bandidos cavaram 60m, mas só tiroteio denunciou plano à vizinhança

Moradores do bairro Monte Castelo, nas imediações da Central...

Com mandados em MS, Polícia Federal mira quadrilha que planejava matar Moro

Com mandados em Mato Grosso do Sul, a Polícia...

Garota de 13 anos é encontrada no PR com homem que conheceu no jogo Free Fire

Adolescente de 13 anos, que estava desaparecida desde o...

Câmara reprova contas e prefeito termina quarto mandato inelegível

Após quatro mandatos, vereadores do Município de Coronel Sapucaia...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares