7 de maio de 2026

MEC divulga datas de inscrição para o Prouni, o Fies e o Sisu 2023

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, o calendário de inscrições de 2023 dos três principais programas de acesso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para selecionarem novos alunos, todos eles usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas em 13 de fevereiro.

Veja as datas abaixo:

Sisu

Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados: 7 de março

Para que serve: o programa aprova estudantes para universidades públicas (gratuitas, portanto). O aluno pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser, ao longo do período de inscrição, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).

Prouni

Inscrições: de 7 a 10 de março

Resultados: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada)

Para que serve: o programa distribui bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%) em instituições de ensino privadas. Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa) , além de se encaixar em critérios sociais (como ter estudado em escola pública).

Fies

Inscrições: de 14 a 17 de março

Resultados: 21 de março

Para que serve: o Fies é um programa de financiamento, ou seja, é concedido um empréstimo aos estudantes de baixa renda para que possam estudar em universidades privadas. Depois de formados, os alunos devem devolver os valores ao agente financeiro (como a Caixa Econômica Federal), seguindo as regras do contrato. Fonte: Douradosnews

Populares da Semana

Vereadores em Japorã definem em consenso nova Mesa Diretora

Em reunião na noite desta quarta-feira em Japorã, 8...

‘Fiquei cego’: Ex-namorado esfaqueou quatro vezes mulher após invadir casa em Três Lagoas

A mulher ferida a facadas pelo ex-namorado, na noite...

Corpo de Bombeiros Militar em Guaíra recebe moto aquática do Governo do Estado do Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar em Guaíra recebeu, nesta...

Em Brasília prefeita Patrícia Margatto protocola pedido de asfalto atendendo solicitação da 30ª Subseção da OAB/MS

A Prefeita Patrícia Margatto, encontra-se em Brasília, acompanhada da...

Tereza Cristina é diplomada como senadora da República

Eleita por mais de 829 mil sul-mato-grossenses, a parlamentar...

Artigos Relacionados

Categorias Populares