8 de maio de 2026

TRE deve anunciar governador às 18h de domingo

A Justiça Eleitoral se prepara para anunciar às 18h de domingo (dia 30) o nome do novo governador de Mato Grosso do Sul. O cargo é disputado por Capitão Renan Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB).

Se no primeiro turno, realizado em 2 de outubro, a apuração enfrentou percalços, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) busca retomar a marca de 2018, quando o nome do eleito foi anunciado às 18h, enquanto 100% das urnas foram totalizadas às 18h37.
“Acreditamos que, no máximo, até duas horas depois do encerramento nós teremos condições de anunciar o resultado”, afirma o presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro.
No domingo, a votação vai das 7h às 16h, mesmo horário de 2 de outubro. No primeiro turno, a apuração ficou quase três horas paralisada em 99,97% das urnas. O motivo foi a dificuldade em concluir a votação em duas aldeias indígenas.
“Nós acreditamos que não vai haver essa demora que aconteceu no primeiro turno, principalmente na Aldeia Indígena de Paranhos”, diz o presidente do tribunal. O TRE recebeu a informação de que o cacique orientou que os mais velhos votassem por último.
“Houve demora bastante acentuada. Sabemos que os idosos tem essa dificuldade e, naquela eleição, estávamos com cinco cargos em disputa”, salienta o desembargador.
Paschoal Carmello Leandro lembra que a celeridade também depende da colaboração do eleitor. No primeiro turno, um jovem colou teclas da urna eletrônica em Campo Grande, resultando em fila para votar.
No domingo, a estrutura para que a população exerça o direto ao voto envolve 28 mil mesários e 11 mil servidores das forças de segurança. Ao todo, são 8.088 urnas, número que inclui os dispositivos de contingência.
“O primeiro turno foi tranquilo. A população entende a importância das eleições, da escolha de seus representantes. Nossa expectativa neste segundo turno é de tranquilidade”, diz Carmello Leandro.
fonte: campograndenews.com.br

Populares da Semana

Sancionada Lei que proíbe a cobrança de tarifa básica no fornecimento de água em Eldorado

Em Eldorado Projeto de Lei Municipal Nº 1.228/2019, de...

Com Procuradoria custando R$ 1,7 milhão, Papy mantém contratos jurídicos a R$ 480 mil

Mesmo com uma Procuradoria estruturada, que custa aos cofres...

Prefeito Paulão recebe em Japorã representantes do instituto federal do MS

O prefeito de Japorã Paulo Franjotti recebeu na última...

Dagoberto reforça campanha de Malaquias e Aninha

Em Japorã o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB), reforçou...

Artigos Relacionados

Categorias Populares