9 de agosto de 2026

PSDB tem maior bancada na Assembleia; PT e MDB crescem e PP diminui

O PSDB volta a ser a maior bancada da Assembleia Legislativa para os próximos quatro anos. Com o resultado da eleição de ontem (2), das 24 cadeiras do Palácio Guaicurus, seis serão ocupadas por tucanos.

Vão representar o partido por mais um mandato Mara Caseiro, Paulo Corrêa, Jamilson Name, Zé Teixeira e os novatos no parlamento estadual Pedro Caravina e Lia Nogueira. O número é maior do que a eleição passada, quando conquistou cinco lugares.

Com isso, o partido consegue chancela para disputar vagas nas comissões mais importantes e até se manter na presidência da Casa de Leis, hoje ocupada por Paulo Corrêa. A nova eleição da Mesa Diretora deve ocorrer no início do próximo mandato, mas as articulações já começam agora com os números de densidade eleitoral e nomes postos à mesa.

O PT e MDB cresceram em número de representantes para os próximos quatro anos. Com três cadeiras cada um, o partido aumenta o número de vagas no parlamento. Pelo PT, além de Pedro Kemp e Amarildo Cruz, que conseguiram manter o mandato, retorna ao Legislativo o ex-governador José Orcírio Miranda, o Zeca do PT.

Já pelo MDB manteve Márcio Fernandes e Renato Câmara, mas agregou Junior Mochi, que retorna ao Legislativo. Também com três vagas no parlamento, o PL consolidou as cadeiras de Coronel David, Neno Razuk e João Henrique Catan, com mais quatro anos no parlamento.

O PP foi o grande perdedor em quesito de representatividade. De maior bancada na atual legislatura, com cinco cadeiras, chega para os próximos anos com apenas duas. Garantiram permanência os deputados estudais Gerson Claro e Londres Machado.

Continuam com uma cadeira cada o Patriotas, com Lídio Lopes, o PDT, com Lucas de Lima, o Republicanos, com Antônio Vaz, o PSD com Pedrossian Neto e o Podemos, com Rinaldo Modesto. A novidade em relação a representação partidária é a vaga do União Brasil, com a vitória para Roberto Hashioka.

Variações nas bancadas – A atual composição que finaliza o mandato no dia 31 de dezembro deste ano tem como maior bancada o PP com José Carlos Barbosa (que se candidatou a vice-governador ao lado de Eduardo Riedel), Marçal Filho, Londres Machado, Gerson Claro e Evander Vandremini.

Em seguida vem a bancada do PSDB com Jamilson Name, Mara Caseiro, Zé Teixeira e Paulo Corrêa. Partido Liberal vem em terceiro com Coronel David, João Henrique e Neno Razuk. Partido dos Trabalhadores com Amarildo Cruz e Pedro Kemp e Republicanos com Antônio Vaz e Herculano Borges.

MDB também tem dois componentes Renato Câmara e Márcio Fernandes. Felipe Orro (PSD), Lídio Lopes (Patriota), Lucas de Lima (PDT), Renan Contar (PRTB), Rinaldo Modesto (Podemos) e Paulo Duarte (PSB) são bancadas com apenas um nome. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Adolescente é executada na fronteira pelo namorado durante chamada de vídeo

Uma adolescente de 17 anos foi executada pelo próprio...

‘Alô, concurseiros’: MS tem mais de 641 vagas e salários chegam a R$ 57 mil

Seleções abertas variam exigência de escolaridade e áreas de...

Com PCC e CV na lista de terrorismo dos EUA, fronteira de MS entra no radar da CIA

A decisão anunciada pelo governo dos Estados Unidos de...

Um dos 4 que ainda estavam livres, Sete Quedas registra 1º caso de covid

Sete Quedas, a 472 quilômetros de Campo Grande, registro...

Lideranças indígenas de Japorã vão integrar comissão Provisória do PSB

Lideranças indígenas de Aldeia Porto Lindo Lindo, em Japorã,...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares