9 de agosto de 2026

Mato Grosso do Sul se mantém com a 3º menor taxa de desocupação do país, aponta pesquisa do IBGE

A PNADC (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua) divulgada nesta sexta-feira (13) pelo IBGE, aponta que a taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2022 ficou estável, fechando em 6,5%, a terceira menor do país, mesma posição obtida no trimestre anterior. As informações estão em Nota Técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Na avaliação do secretário Jaime Verruck, o desempenho é resultado das “ações do Governo do Estado para a retomada da economia, atração de investimentos e geração de empregos”.

A taxa de desocupação mensurada pelo IBGE por meio da PNADC revela a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas. De acordo com o governo federal, essa taxa ficou estável em 26 unidades da federação no primeiro trimestre de 2022. As maiores taxas foram as da Bahia (17,6%), de Pernambuco (17,0%) e Rio de Janeiro (14,9%) e as menores foram registradas em Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).

No desempenho sul-mato-grossense, o número de pessoas ocupadas chega a 1,311 milhão, com 91 mil desocupados. Entretanto, a queda no número de pessoas na força de trabalho foi de 1,402 milhão neste trimestre, em relação aos 1,432 milhão de pessoas no trimestre anterior.

Com relação aos setores, os que mais contrataram em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (2021) foram: Alojamento e Alimentação (41,67%), Indústria em geral (31,03%) e Transporte e armazenagem (12,28%). Já os setores que mais demitiram foram: Administração pública (-3,28%) e Agropecuária (-2,91%). Em geral, houve um aumento nas contrações de 6,33% em relação ao mesmo trimestre de 2021, gerando 78 mil novas vagas, 1,311 milhão ocupados contra 1,233 milhão de ocupados no mesmo trimestre em 2021.

Marcelo Armôa, Semagro
Foto: Arquivo

Populares da Semana

Neidy Nunes Barbosa Centurião é primeira mulher promovida a coronel da Polícia Militar de MS

Um importante capítulo foi escrito na história da Polícia...

Mês de outubro em Mundo Novo deve ter maior volume de chuva em relação à setembro

#Semcos Período de chuva está previsto até à próxima semana...

Estudante de Medicina é presa com mais de 130 medicamentos emagrecedores na BR-267 em MS

Uma jovem de 20 anos, estudante de Medicina, foi...

Anúncios on-line de venda são usados para aplicação de golpes

Cada vez mais comuns, os anúncios on-line de venda...

Representante da União Europeia conhece projeto Carbono Neutro de Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande para participar de um fórum de...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares