25 de setembro de 2026

Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório em Mato Grosso do Sul

O governo de Mato Grosso do Sul liberou a população do uso de máscara em lugares fechados. O decreto com as regras será publicado na edição de quinta-feira (10) do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.  

A decisão foi tomada durante reunião do comitê do Programa Prosseguir, programa criado em 2020, com assessoria da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para auxiliar o governo nas medidas de combate à Covid-19 para evitar o avanço da doença e minimizar os impactos na economia.  

“Acabamos de tomar uma decisão importante que é a liberação do uso de máscaras em locais fechados”, afirmou Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura, mas que preside o comitê do Prosseguir.  

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, atribui a decisão à redução do número de casos, das internações, e também dos óbitos causados pela Covid-19. “É um decreto substantivo”, explicou Geraldo Resende.  

Casos ativos caem

O boletim da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde desta quarta-feira (9) informa que há 159 pessoas hospitalizadas por causa da doença em Mato Grosso do Sul.  

Em comparação com fevereiro, quando o total de casos ativos, pessoas em isolamento, chegou a atingir a marca de 27 mil cidadãos, agora está em torno de 7,5 mil pessoas com diagnóstico.  

De um total de 545 leitos reservados ao tratamento da Covid-19 no Estado, 62 estão ocupados, o que representa 11% de ocupação. No mês passado, auge da variante Ômicron, este índice voltou a 100%, assim como nos piores momentos da pandemia, em 2020 e no ano passado.  

A liberação do uso de máscaras ocorre quase dois anos depois (o decreto que obriga é de abril de 2020) da chegada da pandemia.

A Covid-19 matou em Mato Grosso do Sul, ao longo de toda a pandemia, 10.423 pessoas.  

Atualmente, a média móvel de óbitos pela doença é de 9 por dia no Estado.  

A vacinação para quarta dose para idosos e profissionais de saúde, a vacinação regular para adultos (com dose de reforço) e a vacinação de crianças contra a doença, continua aberta em todo o Estado. 

fonte: midiamax

Populares da Semana

PSDB reúne presidentes municipais de MS em evento na sexta

O  PSDB em Mato Grosso do Sul fará encontro...

Governador Eduardo Riedel será empossado às 15h e secretários às 17h; confira programação

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB),...

Campanha contra o feminicídio promove torneio de futebol feminino em Japorã

Encerrando a programação da campanha de enfrentamento à violência...

Reinaldo entrega ambulâncias aos prefeitos de Naviraí e Sete Quedas

O governador Reinaldo Azambuja entregou, nesta terça-feira (25), uma...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares