9 de agosto de 2026

Professores de MS devem ter mais 20% de reajuste após decisão do governo federal

reajuste de 33% no piso salarial nacional dos professores da educação básica, que vai passar de R$ 2.886 para R$ 3.845 para quem trabalha 40 horas semanais, terá impacto grande nas contas de estados e municípios. Em Mato Grosso do Sul, além dos 10% de reajuste linear dado a todo o funcionalismo público, que contemplou, portanto, os professores, a categoria deve receber mais 20,8% após a decisão do presidente. É o que afirma o Presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira.

Ainda segundo Jaime, no Brasil, serão 2 milhões de profissionais que terão reajuste no salário. Segundo a Fetems, em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que o reajuste contemple apenas 10 mil professores da ativa, dos 19 mil profissionais em atuação. Isso porque 9 mil são convocados e eles não terão o aumento salarial, mesmo cumprindo a mesma carga horária dos demais. A diferença no salário dos professores deve ser paga a partir de fevereiro já com o retroativo de janeiro.

“Estamos enfrentando um grande problema, já que a rede estadual tem 9 mil professores convocados, é praticamente a metade do total. Mesmo cumprindo as mesmas funções, eles estão ganhando quase metade do salário dos servidores efetivados.  É um enorme abismo e vamos lutar para que esses profissionais tenham o mesmo direito ou que se realizem novos concursos públicos”, explicou Jaime.

Campo Grande

O Presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucilio Nobre, também destaca que o Governo Federal está cumprindo a Lei nº 11738 de 2008. Ao contrário da Rede Estadual, todos os 8 mil professores da Rede Municipal terão o novo reajuste no salário.

“Ele está cumprindo a Lei depois de congelar os salários. O município tem 5 mil professores efetivados e 3 mil convocados que terão o reajuste salarial de 33,24%. Nos próximos dias, também vamos nos reunir com o Prefeito de Campo Grande para iniciar as tratativas sobre a correção do Piso 20h. ACP e prefeitura assinaram um termo de compromisso em 2021, definindo que as tratativas para o cumprimento da Lei Municipal 5.411/2014”.

fonte: midiamax

Populares da Semana

Simone confirma pedido de Lula para que concorra ao Senado

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB),...

Ônibus escolar de Corumbá bate em amontoado de minério e 15 crianças ficam feridas

Cerca de 15 crianças ficaram feridas durante um acidente...

Quadrilha adulterava formulários após coletar assinaturas de aposentados em MS

Aposentados de Mato Grosso do Sul tiveram assinaturas coletadas,...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares