9 de agosto de 2026

Com milhares de focos, incêndio no Pantanal também chega nos Paiaguás

O Pantanal segue agosto com a mesma situação preocupante de seca, baixo nível do rio Paraguai e incêndios. Segundo o IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), no domingo (9), os focos já estavam no paraíso ambiental da Serra do Amolar, onde a geografia de morros preocupa quem tenta acabar com os milhares de focos.

O diretor presidente do IHP, Angelo Rabelo, disse ao Diário Online que já se acumulam 6 mil focos do fogo selvagem no Pantanal este ano, 3,5 mil deles nas áreas adjacentes a cidade de Corumbá, a 419 km de Campo Grande.

“Ontem conseguimos remover brigadistas que estavam atrás da Serra do Amolar, onde os focos foram controlados. Agora, eles estão na Serra Negra, comunidade da Amolar, onde o fogo está do outro lado. Ali, vamos manter um esquema de controle, para que os focos não sigam em direção às reservas”, explicou ao jornal.

Áreas plantas, com pequenos pântanos, totalmente queimada. Atrás dos afluentes do Paraguai, ficam os imponentes morros da Serra do Amolar (Foto: Divulgação/IHP/Diário Corumbaense)

Paiaguás – Ainda assim, confirme citou ao Diário, Angelo Rabelo vê na região dos Paiaguás arena perigosa ao fogo e disse que nessa região “há vários focos de queimadas e a situação é quase incontrolável”.

Já são mais de 1 milhão de hectares queimados e arrasados por um fogo sem precedentes no bioma, conforme cita o Diário, com dados do Ibama.

“Podemos dizer que de fato tivemos vitória parcial, não deixando o fogo subir a Serra. Mas, enquanto não vir chuva forte e for extinto o risco iminente de atingir as reservas, vamos estar lá contendo os focos”, disse Rabelo.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Programa Alimenta Brasil foi aprovado em Tacuru

Através do Governo Federal, juntamente com o órgão do...

Governo de Mundo Novo anuncia Mutirão de limpeza para combater a dengue

#MundoNovo Em uma reunião estratégica realizada na manhã desta terça-feira...

Certidão de óbito de soldado do Exército confirma exaustão por exercícios em MS

Família ainda aguarda laudo necroscópico e vai cobrar indenização...

TACURU: Prefeito autoriza obra da terceira UBS dos mandatos

Na manhã desta quarta-feira o prefeito de Tacuru, Rogério...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares