8 de maio de 2026

Ministro retira conclusão doutorado do currículo; reitor não reconheceu título

O novo titular do Ministério da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva, modificou na sexta-feira, 26, seu currículo disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – sistema de currículos virtual, mantido pelo órgão, que integra as bases de dados curriculares e instituições, concebido para facilitar as ações de planejamento e de fomento à pesquisa. A alteração se deu após o reitor da Universidade Nacional de Rosário, Franco Bartolacci, revelar que Decotelli não obteve título de doutor.

Ao anunciá-lo para o cargo, na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro chegou a mencionar o título de doutor do ministro. Mas, conforme o reitor afirmou ao Estadão, o ministro não cumpriu as etapas necessárias à concessão do título. “Cursou o doutorado, mas não o concluiu, pois lhe falta a aprovação da tese. Portanto, ele não é doutor pela Universidade Nacional de Rosário, como chegou a se afirmar”.

Ao reeditar seu currículo, Decotelli retirou o título de sua tese “Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja” e o nome de seu orientador Dr. Antonio de Araujo Freitas Jr. No lugar, ele menciona agora apenas “créditos concluídos” e “ano de obtenção: 2009”. E, no campo relacionado ao orientador, o ministro assinalou: “sem defesa de tese”.

Em entrevista à TV Globo, Decotelli disse que completou todos os créditos do curso, mas assumiu que não fez a defesa de tese. Segundo ele, porque não tinha mais interesse em permanecer na Argentina, onde afirma ter ficado de 2007 a 2009.

De acordo com o currículo ainda cadastrado na plataforma do CNPq, Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Populares da Semana

Servidores do Estado recebem salário no dia 1º de fevereiro com 10% de reajuste

O Governo do Estado vai depositar o salário dos...

Rio Paraguai registra pior seca dos últimos 124 anos

Monitoramento no local começou em 1900 e nunca, nos...

Com alta no preço das carnes, produção de ovos bate recorde em MS

Com alta de preço das carnes, o Mato Grosso...

Projeto de Lei do Pantanal proíbe cultivo, limita desmatamento e prevê recursos

Projeto de lei cria regras para a pecuária extensiva,...

Município de Guaíra oficializa doação de áreas da Itaipu Binacional para regularização fundiária

O Município de Guaíra realizou, nesta quarta-feira, 28 de...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Justiça destina à União carros, fazendas e aviões do traficante Cabeça Branca

A Justiça Federal determinou medidas para a destinação de...

Curso Mulheres em Campo é encerrado com sucesso em Japorã

A Praça Central de Japorã foi palco, nesta quarta-feira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares