8 de agosto de 2026

Governo quer aval para contratar temporários no combate a incêndios

O governo estadual quer mudar as regras para contratar temporários, que vão atuar no combate a incêndios, em unidades de conservação no Mato Grosso do Sul. A intenção é ter aval (contratar) para tomar estas medidas, sem que haja uma situação de emergência nestes locais. A proposta foi enviada para Assembleia Legislativa e será votada em breve pelos deputados.

A justificativa para esta mudança é que hoje o governo só pode contratar temporários para esta função (combate a incêndios) nas unidades ambientais, caso seja uma situação de emergência, que tragam riscos iminentes, no entanto quer abrir uma “lacuna”, para que estas atividades ocorrem de forma preventiva, tendo assim um controle sazonal.

Estes projetos e medidas seriam desenvolvidos pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

“É importante destacar que a presente proposta é resultado de amplas discussões ocorridas entre os setores público e privado, anteriormente e durante os últimos e desastrosos incêndios florestais que se abateram sobre áreas privadas e sobre unidades de conservação estaduais, tanto no Pantanal quanto no sul do Estado”, diz o projeto.

A proposta agora segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Se for aprovada, então será encaminhada para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), fazendo esta mudança na lei estadual 4.135, de 15 de dezembro de 2011.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Nelsinho diz que PSD aguarda Leite e descarta aliança com PT

A desistência de concorrer à Presidência da República por...

Dr. Bandeira intensifica entrega e lançamento de novas obras em Amambai

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira,...

Dr. Lídio inicia semana com reunião do secretariado em Iguatemi

Com várias ações traçadas para atuar, o prefeito de...

Com quase 3 milhões de toneladas, usina de Naviraí alcança recorde de moagem

Com apenas sete anos em operação, a Rio Amambai...

Adolescentes encontram ossada humana no Córrego Bálsamo em Campo Grande

Uma ossada humana foi encontrada no leito do Córrego...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares