29 de setembro de 2026

Em Caarapó, exposição de artesanatos feitos em presídio acontece nesta quinta-feira

Caarapó (MS) – Com peças artesanais a partir de R$ 12,00, o Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó participará, nesta quinta-feira (6.2) a partir das 08h, da segunda exposição na feira realizada na praça central da cidade. Confeccionados pelas mãos dos reeducandos, os artesanatos são feitos grande parte em madeira e estão sendo exibidos na primeira e última quinta-feira de cada mês.

Com mais variedade de produtos, o projeto “Construindo a Liberdade” tem como objetivo oportunizar ocupação produtiva aos internos, além de aproximar a sociedade do trabalho que é desenvolvido dentro da unidade penal. Ao todo, oito reeducandos atuam no projeto e recebem o benefício da remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelecido pela legislação.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e a Prefeitura Municipal de Caarapó, que cedeu o espaço. Além disso, conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade de Caarapó.

Dentre os produtos em madeira confeccionadas pelos reeducandos estão casinhas de bonecas, jogos de mesas e cadeiras, peças de utilidades domésticas, fruteiras, brinquedos, produtos para os pets, enfeites, entre outros. A renda arrecadada é voltada à aquisição de insumos e para ampliar a capacidade de produção do setor de artesanato do presídio; toda a prestação de contas é feita aos órgãos parceiros.

Conforme o diretor do presídio, João José Rauber, o sucesso da iniciativa é tanto que a comunidade local até encomenda alguns produtos. “As pessoas também ficam curiosas para saber quais tipos de peças serão exibidas a cada feira, então as expectativas são boas, todos os servidores da unidade estão empenhados e trabalhando para que a exposição ocorra da melhor forma possível”, destacou.

O Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó foi assumido há mais dois anos e várias ações vêm sendo desenvolvidas, entre elas, a produção de hortaliças que são doadas à comunidade local; além de ações de saúde com os reeducandos e outras melhorias estruturais e de segurança.

Texto: Tatyane Santinoni.

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Prefeito Paulão e lideranças põem campanha de Riedel “nas ruas”

Em Japorã o prefeito Paulo César Franjotti-Paulão com apoio...

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

A Igreja Católica amanheceu, nesta segunda-feira (21), com a...

Desconfiado, marido mantém mulher presa em motel e faz ameaças com revólver

Uma mulher, de 46 anos, procurou a Deam (Delegacia...

Em Naviraí, Diego Ribas motiva empreendedores a aprimorarem liderança

Para inspirar os empreendedores de Naviraí, o Sebrae/MS promoveu...

Brasileiro responsável pelo tráfico de cocaína é capturado no Paraguai

Considerado de alta periculosidade, Rafael de Oliveira Azambuja foi...

Tacuru retomou serviço de confecção de próteses dentárias

UM NOVO MOTIVO PARA SORRIR No dia 24 de setembro,...

1º Festival Ocupe o Lago foi sucesso em Guaíra

Em Guaíra aconteceu no final de semana um dos...

Em MS, Flávio Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula alcança 33,1%

Candidato do PL a presidente lidera a preferência do...

Reinaldo tem 32,7% e Contar, 31%; pesquisa aponta os dois nas vagas do Senado

Levantamento indica que o Partido Liberal vai levar as...

Riedel chega a 65,3% dos válidos na reta final

Na eleição, vence no primeiro turno quem alcança mais...

Dr. Erlon apresenta candidatos a federal que trabalharam por Sete Quedas

O prefeito de Sete Quedas, Dr. Erlon Daneluz, numa...

Artigos Relacionados

Categorias Populares