29 de setembro de 2026

Escolas estaduais estão com editais abertos para compra alimentos da agricultura familiar

Campo Grande (MS) – Agricultores familiares de Mato Grosso do Sul que querem vender suas produções de frutas, verduras e legumes para escolas da Rede Estadual de Ensino devem ficar atentos aos prazos dos editais do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Até o momento, 285 escolas estão com chamadas públicas abertas. Elas têm prazo e especificações de alimentos diferentes. No site da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) é possível conferir cada um dos editais. Clique aqui.

Para este ano, as escolas estaduais têm R$ 27,5 milhões disponíveis a aquisição de produtos da merenda escolar – recursos repassados pela União e pelo Estado. Conforme lei federal, pelo menos 30% dos alimentos adquiridos devem ser produzidos pela agricultura familiar.

Em MS, as escolas estaduais têm autonomia para listar os alimentos que serão adquiridos. Há procura por alface, tomate, mel, leite, couve, salsa, ovo, banana, cenoura e diversos outros alimentos. Por isso, a Agraer estimula a diversificação da produção nas regiões do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), mais de 300 opções de cardápio elaboradas por nutricionistas estão disponíveis para as unidades escolares. Como a gestão é descentralizada, cada uma delas tem a liberdade de preparar seu plano alimentar baseado nas alternativas apresentadas.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Arquivo

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

No “invernico”, alerta é de baixa umidade e 11°C na região Sul de MS

A chegada de uma frente-fria na segunda-feira, que entrou...

Obra para a construção da ponte de concreto entre o P.A. Sul Bonito e Indaiá está em estágio avançado

A parceria construída pelo prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli...

53% dos sul-mato-grossenses desaprovam governo Lula

Por encomenda da Rede de Rádios Top FM, a quarta...

Campo de Futebol Suíço na Toca do Urso terá drenagem subterrânea

O campo de futebol suíço que está sendo construído...

Secretaria de Infraestrutura acompanha obra de drenagem e pavimentação em Jacareí

A Prefeitura de Japorã, por meio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares