10 de agosto de 2026

Mediante declaração, UFMS permitirá colação de alunos que fizeram Enade

Portaria baixada pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) permitirá a colação de grau dos alunos que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Todos aqueles que foram inscritos na avaliação do Governo Federal são obrigados a fazê-la, caso contrário não podem pegar o diploma. O problema é que a solenidade de conclusão de curso foi agendada para dezembro na instituição e o relatório com a situação de regularidade só vai ser encaminhado em janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como a UFMS não pode permitir a colação de grau sem ter um mínimo de certeza se o acadêmico realmente fez o exame e preencheu o questionário obrigatório, cerca de 250 formandos* correram o risco de serem excluídos da cerimônia, que só acontecerá uma vez.

Quem fica para depois recebe o certificado sem a presença da família em uma sala reservada na reitoria.

A portaria manda os alunos que fizeram o Enade preencherem uma declaração atestando a presença no dia da prova. Quem foi dispensado do exame deve fazer o mesmo (somente parte dos membros da turma são inscritos pela universidade).

O documento deverá ser entregue na coordenação. No caso desses acadêmicos, a UFMS poderá emitir um certificado condicional de conclusão de curso com validade de 45 dias prorrogáveis, caso o Inep atrase o envio do atestado de regularidade.

Quando essa lista chegar, será emitido o certificado definitivo. Em caso de falsidade ideológica, os estudantes estarão sujeitos às sanções prescritas no Código Penal e às demais cominações legais aplicáveis, incluindo a invalidação dos atos da Colação de Grau e não emissão do diploma, diz o texto da portaria.

*O número foi calculado pelo Correio do Estado com base na quantidade de alunos dos últimos anos dos cursos que fizeram parte do Enade, mas pode variar, já que a conclusão não depende somente da prova, mas da aprovação em todas as disciplinas e entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

SEI_UFMS___1677141___IN__39.2019_Prograd___Colacao_Grau_2019.2

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Iniciada drenagem para mais sete quadras asfalto no bairro Vila Nova

#Semcos Serviço de drenagem é feito com recursos e mão...

Empresa paulistana leva licitação para pavimentação e drenagem em Aparecida do Taboado

A Prefeitura de Aparecida do Taboado, a 457 km de...

Polícia libera dono de fazenda que abandonou mil bois

Pecuarista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e se...

Último dia para garantir 20% de desconto no IPTU 2026 é nesta sexta-feira (10)

#mundonovo O Governo de Mundo Novo informa que esta sexta-feira,...

Rayssa é campeã da etapa carioca da Liga Internacional de Skate Street

Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense Rayssa Leal deu...

Homem foge após agredir e tentar enforcar esposa em área rural de Bandeirantes

Uma mulher foi agredida pelo companheiro, com quem mantém...

Com quatro gols anulados, Bahia e Vasco não saem do zero no Brasileirão

Bahia e Vasco empataram sem gols na tarde deste...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Artigos Relacionados

Categorias Populares