12 de agosto de 2026

Reinaldo, Nelsinho e ministra Tereza Cristina inauguram fábrica da Coamo em Dourados

Um dos maiores complexos industriais da América do Sul entrou em operação nesta segunda-feira (25) em Dourados. As esmagadoras de soja da Coamo, com capacidade de processamento de 3 mil toneladas do grão por dia e de refino de 720 toneladas de óleo/dia, começaram a funcionar durante cerimônia de inauguração com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina e o senador Nelsinho Trad.

Para a representante do Governo Federal, as unidades agregam valor à produção local e marcam a realização do sonho da industrialização de Mato Grosso do Sul “no momento em que o Brasil abre mercados”, o que dá oportunidades de expansão para exportação. “Os produtos de valor agregado em forma de farelo de soja ainda contribuem para o desenvolvimento das atividades da suinocultura, avicultura e também da bovinocultura”, destacou Tereza Cristina.

Construídas na BR-163, entre Dourados e Caarapó, com R$ 750 milhões de investimento, as novas indústrias da Coamo geram 300 empregos diretos na região. Para o governador Reinaldo Azambuja, a ativação das unidades industriais comprova que a “política estadual de trocar impostos por empregos tem dado certo”. “Coloca MS num patamar diferente da maioria dos estados brasileiros, somos um Estado que cumpre com obrigações, enfrenta desafios e tem economia diversa e pujante”, ressaltou.

Diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, ressaltou que as políticas desenvolvimentistas do Governo do Estado foram fundamentais para a instalação da fábrica em Dourados. “Encontramos todo o apoio do governador e dos secretários”, afirmou. Com as esmagadoras de Dourados, a cooperativa soma 10 indústrias espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Toda produção desses locais segue para o sudoeste do Brasil e para o mercado europeu.

Também participaram da solenidade que marcou o início das operações da indústria o vice-governador Murilo Zauith; os secretários estaduais Eduardo Riedel, Jaime Verruck, Roberto Hashioka e Geraldo Resende.

 

Populares da Semana

Polícia acha mais de 100 quilos de maconha em carro abandonado em Amambai

Equipe do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário), da Polícia Militar...

Itaquiraí é “Selo Ouro” em Alfabetização

O município de Itaquiraí recebeu ontem em Brasília o...

Mais de 600 famílias da Capital serão visitadas pelo programa Cuidar de Quem Cuida nesta semana

Visitadores do programa Cuidar de Quem Cuida já percorrem...

Diretor contesta sindicato após denúncia sobre risco de fraude no Detran

Diante da reclamação do Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do...

Cuidar da saúde é um ato de prevenção

Iguatemi - Nesta quinta-feira, 13 de agosto, serão realizadas...

Sicredi apoia atletismo em Eldorado

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, o Fundo Social Sicredi...

Naviraí inaugura Clínica de atendimento da Mulher e da Criança na cidade

Unidade instalada no Centro vai reunir consultas ginecológicas, obstétricas...

Moradores da área central de Itaquiraí já podem fazer ligação à rede de esgoto

As ligações dos imóveis dos bairros da área central...

Palestra sobre inclusão reúne 651 profissionais da Educação em Mundo Novo e Eldorado

Iniciativa da Clínica KidSaber mobilizou educadores de seis municípios...

Artigos Relacionados

Categorias Populares