8 de maio de 2026

Desempenho das indústrias de MS é positivo pelo 17° mês consecutivo

O Índice Geral de Desempenho Industrial (IGDI) de Mato Grosso do Sul completou, em outubro deste ano, o 17º mês consecutivo acima dos 50 pontos. No respectivo mês, o índice somou 55,7 pontos, indicando uma relativa estabilidade na comparação com setembro deste ano, quando chegou a 56 pontos. O levantamento foi criado pelo Radar Industrial da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, explica que, entre setembro e outubro houve aumento na participação das empresas com produção estável ou crescente. Aumentou também a intenção de investimento e a utilização da capacidade instalada. Além disso, ressalta o economista, é preciso somar a isso a estabilidade no índice de confiança e recuo na participação das empresas que realizaram contratações.

Em outubro, a produção ficou estável em 56,7% dos estabelecimentos, contra 59,2% no mês de setembro. “Já as empresas que apresentaram expansão responderam por 23,9% do total, contra 15,5% no mês anterior. Contudo, mesmo com o IGDI sinalizando uma acomodação no ritmo de atividade, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue otimista em relação aos próximos seis meses, com os índices de intenção de investimento e confiança permanecendo em patamares elevados”, reforçou.

Resende acrescenta ainda que é importante ressaltar que a maior parte das variáveis analisadas apresentou desempenho positivo na comparação mensal, no acumulado do ano e nos últimos 12 meses. “Com os dados consolidados constata-se que o IGDI segue acima dos 50 pontos. Indicando que, na média geral, o desempenho foi satisfatório, segundo a percepção da maioria dos empresários respondentes”, finalizou.

ÍNDICE

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis – emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Já no caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Em relação a produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é Índice de Confiança do Empresário Industrial.

PESQUISA NACIONAL

A pesquisa nacional aponta expectativas positivas para os próximos seis meses. Houve redução apenas no indicador que mede a expectativa na quantidade exportada para o semestre seguinte, que passou de 52,5 pontos para 52,4 pontos. O índice de demanda subiu de 56,7 para 57,7 pontos. O de compras de matéria-prima variou de 54,2 para 54,6 pontos e o de número de empregados de 50,2 para 50,7 pontos.

Populares da Semana

Governo do Estado deposita salários nesta quinta, com saque disponível para segunda

Adiantado, Governo do Estado paga, nesta quinta-feira (30), o...

Servidores, hacker e até estagiário vendiam dados do INSS

No total, são cumpridos 29 mandados de busca e...

União de três partidos garante Paulão na presidência da Câmara de Mundo Novo

Em Mundo Novo a união política dos vereadores eleitos...

Desmatamento desenfreado no Pantanal impulsionou onda de calor em MS, diz especialista

O desmatamento desenfreado no Pantanal pode ter relação e ser uma...

USF, UBS e agendamento: como funciona a rede de atenção básica à saúde em Guaíra

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares