9 de maio de 2026

Polícia prende hacker contratado para rastrear capitão da PM alvo de milícia

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, no fim da tarde dessa quarta-feira (20), Eurico dos Santos Mota, de 28 anos, apontado pela Operação Omertà como o hacker contratato para rastrear e repassar informações sobre a rotina do capitão Paulo Roberto Teixeira Xavier à milícia armada alvo das investigações. Ele foi capturado por volta das 17h, no Bairro Boehmerwald, em Joinville.

Eurico tem contra ele prisão temporária decretada pela Omertà, segundo a polícia de Santa Catarina.

O hacker chegou a ser ouvido pela DEH (Delegacia Especializada de Homicídios) durante as apurações de execuções em Campo Grande, meses antes de deflagração da operação. Ele contou que foi procurado por José Moreira Freires, o Zezinho, e Juanil Miranda Lima, pistoleiros da milícia, segundo a força-tarefa. A missão de Eurico seria levantar “em tempo real, por meio de atividades de informática (hackeamento), a localização (rastreamento) de Paulo Roberto Xavier, que era o alvo da organização criminosa”, foi registrado nas páginas do procedimento de investigação criminal contra o grupo de extermínio.

O filho do capitão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o estudante Matheus Coutinho Xavier, 20 anos, foi executado em 9 de abril deste ano. O pai logo disse que o crime foi por engano e que ele era o alvo.

Também no depoimento, Eurico contou que foi contrato depois de publicar um anúncio oferecendo serviços de formatação de computadores e também de detetive. Como não sabia um jeito de rastrear a vítima em tempo real, pediu em um grupo de hackers e recebeu ajuda e outro Estado.

A solução encontrada por ele foi se passar por mulher e tentar marcar um encontro com Xavier para coletar o maior número possível de informações. O capitão, no entanto, não apareceu e acabou descobrindo pelo próprio hacker a verdade sobre o contato e a tentativa de emboscada. Caso tivesse aparecido, morreria cerca de um mês antes da execução do filho.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Azambuja garante que irá deixar o governo com contas em dia e dinheiro para finalizar obras

Em um passeio de bicicleta no Parque dos Poderes,...

Assistência Social chama atenção para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal...

Japorã inaugura Feira da Agricultura Familiar

Em Japorã aconteceu neste sábado a inauguração da Feira...

Polícia investiga agressão e estupro coletivo na reserva indígena de Dourados

Uma mulher sofreu lesões em diversas partes do corpo,...

Mara Caseiro reforça campanha de Valdomiro e Rosária neste domingo

A primeira suplente de deputada estadual e presidente da...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Justiça destina à União carros, fazendas e aviões do traficante Cabeça Branca

A Justiça Federal determinou medidas para a destinação de...

Curso Mulheres em Campo é encerrado com sucesso em Japorã

A Praça Central de Japorã foi palco, nesta quarta-feira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares