9 de agosto de 2026

Educação de MS fica entre as dez melhores do País em ranking de competitividade

A qualidade da educação sul-mato-grossense ocupa o 9° lugar no ranking nacional que integra os pilares que colocam Mato Grosso do Sul entre os 5 estados mais competitivos do País. Para subir duas colocações no estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), que faz um diagnóstico de áreas essenciais da administração pública, o Estado foi avaliado em dez pilares essenciais, entre eles o da educação, responsável por 11,3% da pontuação final do ranking.

Nesse quesito, o Estado avançou uma posição no ranking na comparação com o ano passado, e atingiu pontuação de 55,6 enquanto a média nacional é de 46,4. Para definir a classificação do pilar da educação, foram avaliados diversos indicadores que medem a qualidade da educação, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), taxa de frequência líquida, qualidade nos ensinos fundamental e médio, além do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e do indicador avaliação da educação.

Entre os indicadores, a avaliação da educação que aponta o status dos programas estaduais de avaliação da educação básica é um dos indicadores que colocam Mato Grosso do Sul entre os estados com melhor desempenho, tendo saído do 14° lugar para o 11°. A pontuação de 80,0 está acima da média nacional e representa 10 pontos a mais que o ano passado, e 30 a mais no comparativo com 2017 na categoria.

Secretária de Educação Maria Cecília da Motta: “O elemento principal é o próprio professor”

Para a secretária de educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, o avanço nos índices da educação no Estado se deve a um conjunto de ações, entre eles a escola de tempo integral, que reduziu a evasão escolar e promove o desenvolvimento integral dos alunos. “São diversos os fatores que contribuem para que o Estado aponte bom desempenho no pilar educação. A formação das equipes nas regionais, que passaram a formar também outros professores, foi primordial. O elemento principal é o próprio professor, pois através deles que nós chegamos ao aluno e atingimos os objetivos metodológicos”, afirma a secretária que já planeja as formações para 2020.

 

Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul

Foto: Edemir Rodrigues

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Japorã vacina 126 profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Saúde de Japorã deu início...

Prefeitura de Iguatemi implanta lixeiras tipo contêineres para coleta seletiva e material reciclável

Anailton Batista – Ascom Com o objetivo de incentivar e...

Cinquenta paraguaios são resgatados de tráfico humano na fronteira

Cinquenta pessoas transportadas ao Brasil para trabalho escravo foram...

Paulo Corrêa pede em Sete Quedas pavimentação da pista do aeroporto

Na manhã desta terça-feira (18), durante evento de entrega...

Ex-comitê de Marquinhos vira criadouro de dengue em bairro chique e vizinhos reclamam

Alugado para fins de escritório jurídico e político, um...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Artigos Relacionados

Categorias Populares