9 de agosto de 2026

Quadrilha que usava carros alugados para contrabandear cigarros é alvo da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (11) a Operação Smoke Rent, que tem como objetivo desmantelar organização criminosa dedicada ao crime de contrabando de cigarros com o uso de veículos alugados.

Cerca de 45 policiais federais estão cumprindo dez mandados de busca e apreensão  na cidade de Curitiba e região metropolitana da capital paranaense. As ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Federal da cidade.

A suspeita é de que um grupo de oito pessoas, na tentativa de burlar a fiscalização nas rodovias  e evitar a apreensão de carros próprios por forças policiais e pela Receita Federal, utilizava carros alugados para a prática de contrabando de cigarros importados oriundos do Paraguai.

Foram detectados 20 veículos com os quais foram feitas ao menos 25 viagens ao exterior, entre os meses de março e outubro de 2019.

A identificação do modus operandi deu-se a partir de uma sequência inusitada de prisões em flagrante realizadas pela Polícia Federal no Paraná, que passou a realizar junto à Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio um cruzamento de dados focado no aspecto financeiro e na descapitalização da criminalidade organizada.

A estimativa é de que o grupo tenha transportado cerca de 200 mil maços de cigarros no período investigado, com evasão de mais de R$ 1 milhão em tributos e multas junto à Receita Federal.

As penas relacionadas a contrabando e organização criminosa podem chegar a oito anos de prisão.

Populares da Semana

Insegurança por desemprego foi o que levou homem matar esposa a facadas em Amambai

Marlene Salete Mees foi assassinada na frente da filha...

Idosa presa com marido por tráfico é liberada para tratar câncer

A idosa de 61 anos, flagrada com mais de...

ALEMS, FIEMS e Governo de discutem propostas para retomada e fomento da economia de MS

Visando a retomada da economia, geração de emprego e...

‘MS vai viver o melhor momento’, diz Rose sobre inclusão da Sudeco em programa de incentivos fiscais

A superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste),...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Artigos Relacionados

Categorias Populares