9 de maio de 2026

Senador Nelsinho Trad participa de reunião do Parlasul no Uruguai

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, participou nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, da septuagésima oitava sessão plenária do Parlasul, em Montevidéu, no Uruguai. “É uma jornada marcada por várias atividades, como o Primeiro Encontro de Diálogo Político e Social do Mercosul sobre Mudanças Climáticas e a apresentação do Plano de Ação para o Estatuto da Cidadania do Mercosul. Também se discute o Acordo de Transporte Fluvial da Hidrovia Paraguai-Paraná (Porto de Cáceres – Porto de Nova Palmira)”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Interessado no Projeto da Rota Bioceânica para o Brasil e, em especial, ao Estado de Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad aproveitou a oportunidade para falar com os parlamentares de outros países sobre a Rota Bioceânica. Segundo ele, os parlamentares do Paraguai trouxeram boas novas sobre o andamento das obras do corredor bioceânico em seu país. “Em Mato Grosso do Sul, os recursos para construção dos acessos na BR-267 vão entrar no orçamento para o ano que vem. Fico muito satisfeito em ver que o corredor que corta a América do Sul, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por MS, Paraguai, Argentina e Chile, sairá do papel”, comentou o senador Nelsinho Trad.

O projeto da Rota Bioceânica, de acordo com o senador, vai promover economia de 8 mil km marítimos nas exportações entre o Brasil e a Ásia. “Teremos então economia de quase 40% no valor do frete e inúmeras oportunidades de investimentos, geração de emprego e renda para o Brasil”, esclareceu Nelsinho Trad.

Convênio de Cooperação

Durante a sessão ordinária no Edifício Mercosul, o senador Nelsinho Trad contou que também foi assinado um Convênio de Cooperação entre o Parlamento do Mercosul e a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação de Uruguai (ANII). “Com esse convênio, se informatiza o sistema de comunicação, e cria-se uma agência 100% online, onde todos, uruguaios e estrangeiros, podem apresentar-se com agilidade.”?

Populares da Semana

Em MS, Bolsonaro ganhou em 57 municípios, Lula em 21 com 1 empate

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve maioria de votos...

Apesar de incêndios, MS teve queda de 48% no desmatamento em 2024

O ano passado foi marcado pelos incêndios florestais, devido à...

Setembro apresenta queda de 56% nas internações por covid em relação a agosto

A última semana de setembro mostra uma redução de...

Erlon e Dr. Roani serão homologados dia 3

Em Sete Quedas convenção da Federação PSDB e Cidadania,...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Justiça destina à União carros, fazendas e aviões do traficante Cabeça Branca

A Justiça Federal determinou medidas para a destinação de...

Curso Mulheres em Campo é encerrado com sucesso em Japorã

A Praça Central de Japorã foi palco, nesta quarta-feira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares