12 de agosto de 2026

Reforço para combater fogo no MS chega hoje

Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou, durante agenda em Rio Verde, que ligou para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Junior, na tarde de ontem (19) e que está confirmada a vinda ainda nesta quinta-feira (19), às 22h, de 34 bombeiros brigadistas e um avião para ajudar no combate às queimadas no Estado. “Liguei e agradeci porque eles (Ibaneis e o ministro Gustavo Canuto) já estão disponibilizando aeronaves principalmente na região do Pantanal que temos grande foco espalhado em algumas regiões e isso é muito importante essa parceria e vamos torcer para que a chuva chegue”, declarou o governador.

DECRETO

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência devido ao alto índice de incêndios florestais em que os principais focos estão no Pantanal, sendo um dos maiores ecossistemas brasileiros. Mais de 1 milhão de hectares já foram consumidos na região, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O decreto publicado pelo governador atingiu seus objetivos que era de atrair atenção do governo federal no combate aos focos de incêndios que tem avançado e atingindo também muitas fazendas e áreas rurais da região.

ATUAÇÃO 

A operação aérea deve começar efetivamente na sexta-feira (20), sendo utilizada nos trabalhos um Air Tractor, modelo AT-802F fabricado nos Estados Unidos, com autonomia de 4 horas e capacidade para transportar até 3,1 mil litros de água. Também foram garantidos os recursos financeiros para esta operação.

Para definir as estratégias de ação a serem adotadas foi feito um sobrevoo nas regiões com maior concentração de focos de incêndio, segundo o chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Estado, tenente-coronel Waldemir Moreira.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Dia “D” do Lixo Eletrônico ocorre nesta quarta-feira (10) na Praça da Igreja Católica Matriz

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mundo Novo,...

Mundo Novo recebe ornamentação no centro da cidade com reaproveitamento de podas de árvores

Cocho de flores e bancos foram construídos Na manhã desta...

Grave acidente deixa um morto na MS-141, entre Naviraí e Ivinhema

Um grave acidente registrado na noite deste domingo (28)...

Após receber alta, motociclista que sofreu acidente passa mal e morre na UPA

Após receber alta da Santa Casa de Campo Grande, onde...

Modelo no Cone Sul, coordenadora da Funai conhece ações desenvolvidas na área da Educação Indígena em Naviraí

A coordenadora da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas)...

Palestra sobre inclusão reúne 651 profissionais da Educação em Mundo Novo e Eldorado

Iniciativa da Clínica KidSaber mobilizou educadores de seis municípios...

Cresol inaugura Sala de Negócios em Iguatemi nesta sexta-feira

Iguatemi passa a contar com mais uma instituição financeira...

CREAS Informa! Violência vicária

Durante o Agosto Lilás, o CREAS reforça a importância...

Prefeito Dr. Lídio visita obra de novo estacionamento na Igreja Matriz

Fonte-Assessoria de Comunicação/Igt. O prefeito Dr. Lídio Ledesma visitou a...

Guaíra prestigia solenidade em comemoração aos 172 anos da Polícia Militar do Paraná

Uma solenidade marcada pelo reconhecimento, pela integração das forças...

Artigos Relacionados

Categorias Populares