12 de agosto de 2026

Governo do Estado pede apoio aéreo para combater queimadas em áreas críticas

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou nesta quarta-feira (11.09) o pedido de apoio aéreo ao Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) para combate aos incêndios florestais na região do Pantanal e borda e Serra da Bodoquena, onde ocorrem a maioria dos focos de calor registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A solicitação antecipa o apoio operacional do governo federal que será garantido com o decreto de situação de emergência assinado pelo governador Reinaldo Azambuja. “Estamos nos adiantando a tramitação do pedido de apoio diante da situação crítica, onde mais de 1 milhão de hectares já foram queimados no Estado em 40 dias”, disse o tenente-coronel Fábio Catarinelli, coordenador de Defesa Civil do Estado.

Rota do fogo

Sobrevoo com duração de seis horas, realizado nesta quarta-feira (11), por militares do Corpo de Bombeiros, revelou a extensão e gravidade dos focos de incêndios na região do Pantanal e na sua borda, abrangendo os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá.

A visualização aérea, com as respectivas coordenadas, vai permitir uma ação planejada da Defesa Civil do Estado e das brigadas de combate ao fogo e o emprego de novos equipamentos.

O tenente-coronel Fernando Carminati, relações públicas do comando do Corpo de Bombeiros, participou do sobrevoo e informou que a situação é crítica, obrigando a aeronave a operar por instrumento devido a fumaça. Citou que o fogo é muito intenso na Fazenda Caiman, em Miranda, onde o levantamento foi feita com a presença dos técnicos que coordenam a ação de combate aos focos. “Vai permitir um combate mais eficaz e pontual no local”, disse Carminati.

O sobrevoo compreendeu oito pontos de focos, com a coordenação do coronel Valdenir Moreira, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, incluindo as rotas: Serra da Boa Sentença, Alto Rio Negro, Parque Estadual do Rio Negro, Parque Estadual Touro Morto, Fazenda Caiman, Fazenda Santa Rita (Bodoquena), Aldeia Água Branca e Pantanal de Corumbá.

A ação do Governo do Estado contou com a presença também do capitão Vinicius Gonçalves, comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, que abrange os municípios de Aquidauana, Bodoquena, Miranda e Anastácio.

Texto: Sílvio de Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Bandidos invadem casa, sequestram moradora e exigem R$ 50 mil para não matarem vítima

Na noite deste sábado (18), mulher de 50 anos...

Corpos encontrados em Marechal e Toledo têm ligação com ‘Tribunal do PCC’, diz delegada

A Polícia Civil informou que três mortes que foram...

Japorã participa do Congresso de Municípios da Assomasul

O município de Japorã marca presença na quarta edição...

Prefeitura constrói poço artesiano em escola do assentamento Santo Antônio

Para abastecer com água potável a Escola Municipal Santa...

Juiz se declara suspeito e caso da menina Sophia muda de Vara em Campo Grande

O juiz Carlos Alberto Garcete se declarou suspeito no...

Palestra sobre inclusão reúne 651 profissionais da Educação em Mundo Novo e Eldorado

Iniciativa da Clínica KidSaber mobilizou educadores de seis municípios...

Cresol inaugura Sala de Negócios em Iguatemi nesta sexta-feira

Iguatemi passa a contar com mais uma instituição financeira...

CREAS Informa! Violência vicária

Durante o Agosto Lilás, o CREAS reforça a importância...

Prefeito Dr. Lídio visita obra de novo estacionamento na Igreja Matriz

Fonte-Assessoria de Comunicação/Igt. O prefeito Dr. Lídio Ledesma visitou a...

Guaíra prestigia solenidade em comemoração aos 172 anos da Polícia Militar do Paraná

Uma solenidade marcada pelo reconhecimento, pela integração das forças...

Artigos Relacionados

Categorias Populares